CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS DEFINEM QUADRO POLÍTICO NO RS

O prazo para as convenções partidárias, que confirmam candidatos majoritários e proporcionais, começa hoje e são muitas as peças ausentes no tabuleiro gaúcho. O primeiro partido a realizar seu ato, nesta quarta-feira, será o PSC, que tem Roberto Argenta como pré-candidato. As demais vagas da majoritária seguem abertas.

Na sexta-feira, o PL confirma Onyx Lorenzoni, que tem como parceiro de chapa ao Senado o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão. O Republicanos, seu partido, marcou sua convenção para um dia depois, no sábado. Na mesma data acontecem os encontros do PSB, que tem Beto Albuquerque como representante, e do Novo, que lançou Ricardo Jobim. O PSB e o PDT, de Vieira da Cunha, ainda tentam uma aliança, inclusive com a articulação das cúpulas nacionais, como em reunião que ocorreu ontem em Brasília, mas ainda sem avanços expressivos. Ambos estão com as demais vagas majoritárias abertas.

O Novo deve confirmar Rafael Dresch, também do partido, como vice, e não terá representante ao Senado, pois tem o objetivo de focar nos proporcionais. No domingo, será a vez das convenções do PT, PCdoB e PV, que estão juntos em federação. O pré-candidato ao governo é Edegar Pretto e, apesar dos esforços, não há indicativos de possibilidades de ampliação da aliança. O PSol e a Rede, que estão em federação também, confirmam seus candidatos no domingo. Com Pedro Ruas na cabeça de chapa e Roberto Robaina ao Senado. Com a parceria fechada com o PSDB, o União Brasil, também realiza sua convenção neste domingo, assim como o Podemos, do senador Lasier Martins, que tentará a reeleição. Tanto a situação de Lasier quanto a de Ana Amélia Lemos (PSD) dependem do desfecho envolvendo a novela do MDB.

Uma semana de pausa para articulações

Depois de um fim de semana movimentando, a próxima semana terá uma pausa e as convenções partidárias serão retomadas no dia 30. A data será marcada pelos encontros do PDT, de Vieira da Cunha, do PSTU, que lançou Rejane Oliveira ao Piratini e Fabiana Senguiné ao Senado. A vice segue aberta.

O PP, de Luis Carlos Heinze, também realiza a convenção no dia 30. O progressista é o único com a chapa completa, tendo as vereadoras de Porto Alegre Tanise Sabino (PTB), como vice, e Comandante Nádia (PP) ao Senado. O PTB faz seu ato no domingo, dia que promete. Para a mesma data estão marcadas as convenções do PSDB, de Eduardo Leite, e do Cidadania, que estão em federação, e do MDB, de Gabriel Souza, que segue em guerra interna e sem rumo definido.

A última convenção marcada é a do PSD, de Ana Amélia, no dia 1º de agosto, portanto, após o desfecho entre tucanos e emedebistas.

Comentários