ASTRONAUTA DA NASA FOTOGRAFA NOITE DE PORTO ALEGRE

A bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), um astronauta da Nasa fotografou a região da Grande Porto Alegre à noite e revelou como a cidade é vista do espaço. O registro foi feito no dia 4 de julho por uma câmera Nikon D5 e catalogada pela agência espacial como ISS067-E-176701.

Na imagem, é possível observar a cidade de Porto Alegre até a área da Vila Assunção, na zona Sul, até os limites com Canoas e Alvorada ao Norte. A foto mostra ainda os municípios de Eldorado do Sul, Canoas, Viamão, Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí, Sapucaia do Sul, Esteio e São Leopoldo.

Conforme a MetSul, chama atenção as principais vias da cidade iluminadas como as avenidas Ipiranga, ligando o Centro a Viamão; a Assis Brasil até Cachoeirinha e a sua bifurcação na Baltazar de Oliveira Garcia; a Protásio Alves do Centro ao Leste da cidade, e a Terceira Perimetral indo da zona Leste até a região do aeroporto.

A estação dá 15 órbitas ao redor da Terra por dia e já foram mais de 133 mil desde que passou a funcionar, com base em dados de hoje, de acordo com a MetSul. A estação serve como laboratório de pesquisa de microgravidade e ambiente espacial com estudos em astrobiologia, Astronomia, Meteorologia, Física e outros campos. A ISS é adequada para testar os sistemas de espaçonaves e equipamentos necessários para possíveis futuras missões de longa duração para a Lua e Marte.

Comentários