INSCRIÇÕES PARA O SISU ESTÃO ABERTAS A PARTIR DE HOJE

Começam nesta terça-feira, as inscrições ao segundo processo seletivo de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos às vagas oferecidas por instituições públicas de Ensino Superior devem estar atentos ao prazo, que vai até 1º de julho. O Ministério da Educação (MEC) informa que são 65.932 vagas para ingresso em 73 instituições no país. No Rio Grande do Sul, cinco federais oferecem oportunidades, totalizando 3.363 vagas (confira a lista abaixo).

O Portal Único de Acesso ao Ensino Superior permite visualizar as vagas de 2022/2 – federais, estaduais ou municipais – por modalidade de concorrência, cursos, turnos, instituições e locais, através deste link.

Para participar do Sisu, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021; obtido nota superior a zero, na prova de Redação; e não ter participado do Enem como treineiro.

O resultado dessa seleção será divulgado no dia 6 de julho, conforme a opção de curso que foi indicada na inscrição; e ocorre de acordo com a melhor classificação de nota que foi obtida no Enem mais recente (no caso, o de 2021). A matrícula ocorrerá entre os dias 13 e 18 e julho. E o prazo para manifestar interesse em participar da lista de espera do Sisu será de 6 a 18 de julho.

As instituições do RS que participam dessa seleção do Sisu em 2022 são: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Fundação Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul).

As vagas são distribuídas nas respectivas unidades acadêmicas, nas cidades de: Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Capão do Leão, Dom Pedrito, Gravataí, Itaqui, Jaguarão, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Sant’Ana do Livramento, Santa Maria, São Borja, Sapucaia do Sul e Uruguaiana.

Vagas no RS
UFSM: 1.549
UFPel: 719
Furg: 30
Unipampa: 722
IFSul: 343

Calendário Geral
Inscrições: 28/6 a 1/7.
Resultado: 6/7.
Matrícula: 13/7 a 18/7.

Comentários