TEMPERATURAS GELADAS NO ESTADO

O amanhecer desta terça-feira será de frio intenso no Rio Grande do Sul, com geada na grande maioria dos municípios. O Estado estará sob influência de uma massa de ar frio de origem polar e deve registrar as menores marcas do ano até agora em muitas cidades, inclusive em Porto Alegre, que terá mínima de 5ºC e máxima de 14ºC.

O sol predomina no território gaúcho com período de céu claro, mas nuvens ingressam no decorrer do dia e avançam de Norte e Oeste para o Estado. Embora o ar gelado se concentre no começo do dia, a tarde será fria. Muitas cidades terão máximas de só 11ºC a 13ºC, segundo a MetSul.

As menores mínimas ocorrerão na Serra do Sudeste. Em cidades como Pinheiro Machado, pode fazer de -3ºC a -5ºC. São esperadas marcas negativas ainda em pontos de menor altitude do Sul gaúcho, fronteira com o Uruguai, no Oeste, em baixadas do Centro-Serra, da Serra, Noroeste e Planalto Médio, e ainda nos Aparados. A Grande Porto Alegre deve ter de 2ºC a 3ºC em alguns pontos como o Vale do Sinos e Morungava, em Gravataí, com a primeira geada do ano na região.

Na quarta-feira, a madrugada torna a ser muito fria, mas se espera ingresso de nuvens que devem impedir mínimas tão baixas quanto na terça. Exceção será o Sul gaúcho e a Campanha, que terão marcas parecidas com as de hoje com vários pontos.

Comentários