INSCRITOS NO ENEM TEM ATÉ HOJE PAR REALIZAR O PAGAMENTO

Os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até esta sexta-feira (27) para realizar o pagamento. A taxa é de R$ 85,  e poderá ser por PIX cartão de crédito ou por boleto bancário. O participante não poderá alterar a opção de pagamento depois de ter escolhido por qual meio fará o depósito.

A seleção da forma de pagamento é feita pela Página do Participante, na aba “Pagamentos/Isenção”. O prazo vale para aqueles que não foram isentos da cobrança.

O pagamento via Pix é feito por meio de QR code ou código gerado no site. A alternativa de utilizar o cartão de crédito é mediada por uma empresa (Mercado Pago ou PicPay), possuindo taxa administrativa de R$ 2,54 (2,99%). Por esse meio, é possível parcelar o valor. Segundo o governo federal, as taxas de juros aplicadas não são repassadas ao Tesouro Nacional e ficam para as operadoras da transação.

Já o boleto pode ser quitado em qualquer banco, casa lotérica ou aplicativo bancário. Esses documentos, entretanto, não poderão ser pagos com cartão de crédito ou PIX.

Provas

As provas serão nos dias 13 e 20 de novembro. Pela primeira vez, o candidato poderá apresentar a versão digital de documento de identificação no dia da prova. Serão aceitos e-título, Carteira de Habilitação Digital ou RG Digital. O candidato deverá abrir o aplicativo e apresentar o documento ao fiscal. Capturas de tela não serão aceitas.

O exame terá quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e redação (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia).

O tempo para realização da prova é de cinco horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

No segundo dia do exame, serão aplicadas as provas de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias. No segundo dia, o tempo para realizar o exame é de cinco horas, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep até o terceiro dia útil após a última prova.

Acesse a página do ENEM aqui https://www.gov.br/inep/pt-br

Comentários