BOLSONARO LIDERA PESQUISA ELEITORAL NO RS

O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem a preferência do eleitorado do Rio Grande do Sul para o pleito deste ano, segundo levantamento conduzido pela Paraná Pesquisas. De acordo com o instituto, na pesquisa estimulada, em que são apresentados os nomes dos candidatos aos eleitores, o chefe do Executivo lidera as intenções de voto, com 40,1%.

Em segundo lugar, aparece o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 34,2%. Completam a lista Ciro Gomes (PDT), com 6,4%; João Doria (PSDB), com 2,1%; Simone Tebet (MDB), com 0,9%; André Janones (Avante), com 0,8%; Vera Lúcia (PSTU), com 0,6%; Pablo Marçal (Pros), com 0,5%; Luiz Felipe d’Ávila (Novo), com 0,3%; e Eymael (DC) e Luciano Bivar (União Brasil), ambos com 0,1%. Indecisos, brancos e nulos somaram 13,9%.

A Paraná Pesquisas fez o levantamento entre os dias 15 e 20 de maio, e ouviu 1.540 eleitores gaúchos de 62 cidades diferentes, todos acima de 16 anos de idade. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-03824/2022. O índice de confiança é de 95%. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Bolsonaro lidera pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, sem que os eleitores sejam informados sobre os candidatos, Bolsonaro também está à frente no RS. Nesse cenário, ele tem 24,6% dos votos. Lula é o segundo, com 20,2%, enquanto Ciro Gomes ocupa a terceira posição, com 1,7%. Aparecem em seguida Eduardo Leite e João Doria (PSDB), com 0,4%; Pablo Marçal (Pros) e Simone Tebet (MDB), com 0,2%;  André Janones (Avante), Luiz Felipe d’Ávila (Novo) e Vera Lúcia (PSTU), com 0,1% cada. Outros nomes citados somaram 0,2%. Indecisos, brancos e nulos chegaram a 52%.

Comentários