SERRA PODERÁ TER UM TREM REGIONAL

O encontro iniciou com explanação do presidente do consórcio do projeto do Trem Regional da Serra Gaúcha, Arnildo Schildt. Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Cambará do Sul e outros municípios, totalizando 14, deverão promover reuniões, nas quais será apresentado o traçado da futura linha férrea, que, pelo pré-projeto, irá de Bento Gonçalves a Vacaria. Das cidades que compõem a Amserra, Cambará do Sul, Canela e Nova Petrópolis já possuem Lei autorizativa para fazerem parte do consórcio.

Projeto do Trem da Serra Gaúcha será discutido na Câmara de Nova Petrópolis

“Com investimento de 1,5 bilhão de dólares, a ideia é concluir o projeto até o mês de novembro. Serão 372 km de trilhos e estações em todas as cidades contempladas com a linha férrea”, afirma Schildt. No dia 25 de maio, na UCS, em Caxias do Sul, ocorrerá um grande encontro com líderes municipais para finalizar o pré-projeto.

Segundo Arnildo, o Governo Federal apoia o projeto. “Mas a lei brasileira permite que os vagões andem a apenas 40km/hora e existe um o pedido para que seja liberado a velocidade de 80km/hora. Grupos de investidores da China e dos EUA estão interessados no projeto”, revelou.

O prefeito de Canela e presidente da Amserra, Constantino Orsolin, usou a palavra trazendo assuntos importantes para os municípios, abordados na Marcha dos Prefeitos, que ocorreu em Brasília, de 25 a 28 de abril. Entre eles a nova Lei de Improbidade Administrativa, royalties do petróleo, regime próprio de previdência, nova Lei das Licitações, piso do magistério, plano de saneamento básico municipais e comentou ainda a respeito dos percentuais que não foram alcançados pelos municípios em 2020 e 2021, que poderão ser corrigidos até 2023, além de mobilidade de trânsito.

Ficou acordado que a Amserra enviará correspondência para a Famurs demonstrando a preocupação de todos e pedindo especial atenção no que diz respeito a reforma tributária sobre o ISSQN que será somado junto ao ICMs. Ao fim da reunião, o prefeito de Cambará do Sul, Ivan do Amaral Borges, recepcionou os presentes em seu sítio, com um churrasco. Também estavam presentes no encontro os prefeitos de Nova Petrópolis, Darlei Wolf, e de São Francisco de Paulo, Marcos Aguzzolli, e o vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi. O próximo encontro da Amserra ocorrerá dia 10 de junho, em Nova Petrópolis.

Comentários