SOUTH SUMMIT BRAZIL FOMENTA ECONOMIA DO ESTADO

Após um primeiro dia recheado de painéis e palestras, a South Summit Brazil realizou sua cerimônia de Abertura Oficial na Arena Stage no final da tarde desta quinta-feira, no Caís Mauá, em Porto Alegre. Pela primeira vez em solo brasileiro, a espanhola Maria Benjeuma, fundadora do evento, um dos principais de tecnologia e inovação, exaltou a infraestrutura encontrada na Capital e se disse uma “verdadeira gaúcha” desde que pisou no Rio Grande do Sul.

“Estou muito emocionada de fazer parte desta maravilhosa cidade de Porto Alegre, esse maravilhoso Estado e esse país. Me deixaram ser uma gaúcha e assim sou. Vamos conectar os dois países e vermos todas oportunidades maravilhosas que nós temos para fazer coisas juntos”, resumiu. “Madrid não tem Guaíba e nem esse Cais”, brincou Benjeuma. A South Summit acontece desde 2012 na capital da Espanha e teve sua primeira edição fora da Europa neste ano.

Presidente nacional da South Summit e CEO da 4all, José Renato Hopf, reiterou a importância da participação de todos os responsáveis para a chegada da South Summit no Brasil. “Se podemos traduzir esse evento em uma palavra é colaboração. Não teve nada que já fiz na minha vida, que vi tanta colaboração como esse evento. Nada disso seria possível se as pessoas não acreditassem e não estivessem aqui conosco. Repleto de adversidades típicas do mundo dos negócios, chuvas, sol, todas mudanças”, avaliou. O dia foi marcado por chuvas fortes, mas o tempo ruim não afastou o público.

Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, não escondeu a empolgação com o evento mundial na Capital e as perspectivas futuras. “Hoje começam os próximos 250 anos da nossa cidade”. De acordo com Melo, a South Summit deve deixar um legado para a cidade. “Porto Alegre virou definitivamente uma cidade global. O Centro Histórico é a alma da cidade, importante ter sido aqui, neste local”, pontuou. “A palavra inovação não significa nada sozinha. Ela tem que vir junto de transformação social. O empreendedorismo social é um grande caminho”, acrescentou. O prefeito garantiu que quer transformar Maria Benjeuma, a fundadora do evento, uma cidadã honorária de Porto Alegre.
O governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, relembrou a trajetória que trouxe a South Summit ao Estado e elogiou o trabalho em conjunto com o antecessor, Eduardo Leite. “Leite sempre dizia. Queremos a Expointer da inovação e conseguimos com muito esforço e trabalho em equipe chegar nisso”.

O empresário e apresentador de TV, Luciano Huck, foi o último a falar na cerimônia. Ele enalteceu a Capital, o espírito empreendedor e fez elogios ao ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, quem lhe fez o convite anteriormente. “Importante reunir o poder público, empreendedores, empresários, em um lugar como esse, que também está se reinventando, é fundamental”, avaliou. “Nosso verdadeiro tripé econômico é bolo de pote, Uber e cosméticos. Se queremos ampliar isso, precisamos focar no que acontece aqui nesta noite”, finalizou.

A South Summit segue até a sexta-feira no Cais Mauá e contará com diversas palestras, painéis e players do mercado de inovação na Capital.

Comentários