SIMULAÇÃO DE “TOMADA DA CIDADE” EM CAXIAS DO SUL

A simulação chamada “tomada de cidade” mobilizou as forças de segurança na madrugada desta quarta-feira (27), em Caxias do Sul. Foram realizados ataques simulados simultâneos em dois pontos onde há intensa circulação de dinheiro na área central do município. A ação começou por volta das 2h. Na encenação, 22 policiais agiram como se fossem criminosos. Divididos em dois grupos, eles simularam dois ataques: um em uma empresa que transposta malotes e abastece carros-fortes e outro no Setor de Retaguarda e Tesouraria (Seret) do Banco do Brasil. A ação contou com a presença de cerca de 150 agentes das forças de segurança e durou quase 3h, encerrando no distrito de Santa Lúcia do Piaí.

Dez policiais disfarçados de criminosos chegaram na Prosegur, na Rua Pinheiro Machado, no bairro Lourdes. Lá, eles simularam uma tentativa de explodir o portão e entrar na empresa. Como em um cenário real, em seguida, os seguranças entraram em confronto com os assaltantes. Um deles foi baleado e a quadrilha fugiu sem conseguir levar o dinheiro. O ferido foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento-Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado à Unidade de Pronto-atendimento (UPA) Central. Depois, a área foi isolada pelos policiais. Lá também atuou a Polícia Civil para analisar a cena do crime.

Da Praça Dante Alighieri, onde a reportagem estava para acompanhar o simulado, distante nove quadras da empresa, se ouvia o barulho dos tiros de festim e dos rojões que imitavam explosivos. Cerca de três minutos depois do ataque a Prosegur começar, dois carros chegaram ao Seret na Sinimbu. Deles, desceram 12 policiais agindo como se fossem de uma quadrilha. Os veículos foram deixados na Rua Sinimbu, atravessados na transversal, bloqueando a passagem – um deles na esquina da Marquês do Herval e outro na Borges de Medeiros.

Nos prédios da área central, poucas luzes estavam acessas, mas quando começou a simulação era possível ver a movimentação de alguns moradores que acompanhavam a ação.

Comentários