PREMIO SEBRAE PREFEITO EMPREENDEDOR

Os melhores projetos de gestão e boas práticas públicas de fomento econômico desenvolvidas no Estado foram reconhecidos ontem, durante a cerimônia do 11ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Os vencedores das oito categorias foram conhecidos em evento realizado na sede do Sistema Fecomércio RS, em Porto Alegre. Essa edição reuniu 105 projetos, dos quais 90 foram habilitados. A etapa final da iniciativa reuniu 43 municípios. Os oito projetos vencedores vão representar o Rio Grande do Sul na etapa nacional da iniciativa, que ocorrerá em maio, em Brasília.

As oito categorias contemplavam os temas Governança Regional e Cooperação Intermunicipal, Compras Governamentais, Desburocratização, Inovação e Sustentabilidade, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Empreendedorismo na Escola, Sala do Empreendedor e Cidade Empreendedora. Os projetos passaram por avaliações técnicas de comissões formadas por especialistas de entidades representativas, universidades e órgãos de controle.

O diretor-superintendente do Sebrae RS, André Godoy, ressaltou que essa distinção é uma iniciativa do Sebrae nacional, com capítulos estaduais, consagrando projetos que se transformaram em políticas públicas ligadas ao desenvolvimento do empreendedorismo. “Nestes dois anos de pandemia, as atividades empresariais ficaram prejudicadas e os prefeitos também foram reconhecidos por medidas que ajudaram os empreendedores a atravessar esse momento”, salientou.

O município de Frederico Westphalen venceu duas categorias. Uma delas é a modalidade Compras Governamentais com o projeto “Frederico compra mais”, que promoveu licitações exclusivas para micro e pequenas empresas, desenvolveu cartilha para orientação aos empresários, reduziu o prazo de pagamento dos fornecedores e adquiriu 48% de micro e pequenas empresas do município. A outra é a modalidade Empreendedorismo e Muito Mais, em que a sala do empreendedor de Frederico Westphalen, que possui certificação Diamante, prestou atendimentos presenciais e online, durante a pandemia promoveu diversas lives para orientação aos empresários e tem Programa de Juro Zero. “Estar aqui já é uma grande conquista, mas estamos muito felizes”, disse o prefeito José Alberto Panosso.

Na ocasião, ainda foi assinado entre Sebrae e Tribunal de Contas do estado um protocolo de intenções para, por meio da Escola Superior de Gestão e Controle do TCE, melhorar o ambiente de negócios de compras públicas no Rio Grande do Sul.

Vencedores
CATEGORIA GOVERNANÇA REGIONAL E COOPERAÇÃO INTERMUNICIPAL
Projeto Vencedor: Caminhos de Caravaggio: Experiência de Fé, Devoção e Empreendedorismo
Prefeitos
Fabiano Feltrin – Farroupilha.
Constantino Orsolin – Canela
Adilo Didomenico – Caxias do Sul
Nestor Tissot, Gramado
Jorge Darlei Wolf, Nova Petrópolis

CATEGORIA COMPRAS GOVERNAMENTAIS
Projeto Vencedor: Frederico Compra Mais
Prefeito: José Alberto Panosso – Frederico Westphalen

CATEGORIA DE DESBUROCRATIZAÇÃO
Projeto Vencedor: Rio Grande Bem Mais Simples
Prefeito: Fábio Branco – Rio Grande

CATEGORIA INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
Projeto: Pila Verde Santiago
Prefeito: Tiago Gorski Lacerda – Santiago

CATEGORIA MARKETING TERRITORIAL E SETORES ECONÔMICOS
Projeto: Recuperação do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado de Novo Hamburgo
Prefeita: Fátima Cristina Caxinhas Daudt – Novo Hamburgo

CATEGORIA EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA
Projeto: Empreender É Ação
Prefeito: Luciano Orsi – Campo Bom

CATEGORIA SALA DO EMPREENDEDOR
Projeto: Empreendedorismo e Muito Mais
Prefeito: José Alberto Panosso – Frederico Westphalen

CATEGORIA CIDADE EMPREENDEDORA
Projeto: Cidade Empreendedora com DNA Empreendedor
Prefeito: Daniel Hannah – Panambi

Comentários