O TEMPO E A SEMANA SANTA

A segunda-feira no Rio Grande do Sul será de muitas nuvens com o predomínio do céu nublado a encoberto. Chove no decorrer do dia em grande parte do Estado. Somente áreas mais ao extremo Sul devem ter pouco ou nada de chuva. Pontos da Metade Norte devem ter momentos de chuva moderada a forte com altos volumes em algumas cidades.

Em área de relevo, o dia ainda deve ter restrição de visibilidade por nevoeiro ou neblina. Com o quadro de instabilidade, a temperatura varia pouco nesta segunda na maior parte dos municípios.

A Semana Santa começa muito diferente de como terminará. A instabilidade vai prosseguir durante a terça-feira. Uma frente fria avança até o começo da quarta com instabilidade e precipitação na maioria das localidades. Os mais altos volumes de chuva são esperados em pontos do Noroeste e do Médio Uruguai, mas os acumulados mais extremos de precipitação se darão em Misiones, na Argentina, e no Oeste de Santa Catarina e parte do Paraná.

Na quarta-feira, uma massa de ar frio começará a ingressar no Rio Grande do Sul a partir do Oeste e do Sul com um acentuado declínio da temperatura e a melhora do tempo com o retorno do sol para a maior parte das cidades gaúchas. Alguns pontos, entretanto, ainda podem ter instabilidade pós-frontal.

Na quinta-feira, a massa de ar frio toma conta do território gaúcho e o sol vai predominar ao longo do dia. A quinta-feira começa fria já em diversas regiões, prevendo-se mínimas de 6ºC a 8ºC na fronteira com o Uruguai e na Campanha. Mesmo com sol, a tarde vai ser bastante amena na quinta e várias localidades não devem sequer alcançar os 20ºC. Faz frio no fim da quinta com os termômetros indicando à noite temperaturas tão baixas quanto 5ºC a 8ºC na Serra e Aparados.

A Sexta-Feira Santa deve ter o amanhecer mais frio da semana. Praticamente todo o Estado deve marcar mínimas de um dígito e muitos municípios terão ao redor de 5ºC ou mesmo, o que pode propiciar geada. Há possibilidade de marcas ao redor de 0ºC e até negativas em baixadas das áreas de maior altitude. No próximo fim de semana, o ar seco e frio manterá o predomínio do sol no Rio Grande do Sul e as noites seguirão frias e com condições propícias para a ocorrência de geada isolada nas localidades de maior altitude.

Comentários