AUMENTA O NÚMERO DE ADOLESCENTES COM TÍTULO DE ELEITOR

Número de adolescentes com título de eleitor em fevereiro é o menor já registrado | Camaçari Notícias

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul registrou um aumento de 86,7% em um mês no número de adolescentes de 16 anos que fizeram o título de eleitor no Estado. Entre os de 17 anos, o acréscimo foi de 35,7% no período. Pessoas dessa faixa etária não são obrigadas a votar.

No início de março, 3.748 adolescentes de 16 anos tinham tirado o título eleitoral no RS. O número quase dobrou até o início de abril, subindo para 6.999. Entre as pessoas de 17 anos, o aumento foi 13.911 para 18.887 eleitores no período.

O crescimento na participação dos adolescentes ocorre após uma campanha realizada no final de março que incentivava as pessoas que terão 16 ou 17 anos na época das eleições, em outubro, a tirar o título.

A campanha visou reverter a tendência de queda no número de eleitores de 16 e 17 anos percebida nos últimos 10 anos. Na comparação de fevereiro de 2012 com o mesmo mês de 2022, segundo levantamento de GZH feito com base em dados do TSE, o RS registrou uma diminuição de 61,2% no número de eleitores nessa faixa etária.

O prazo para fazer o título de eleitor, pedir alterações como a mudança ou a transferência do local de votação e regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral é 4 de maio. O processo pode ser feito pelo site, pelo aplicativo JE Digital, pelo telefone 148 ou presencialmente. Em Porto Alegre, o atendimento ocorre na Rua Siqueira Campos, 805, no Centro Histórico.

Comentários