TEMPERATURA ACIMA DE 40 GRAUS NO ESTADO

Temperatura em janeiro ultrapassam os 40 graus - RecordTV - R7 Cidade  Alerta RJ

O Rio Grande do Sul terá nesta sexta o seu décimo dia seguido com máxima na casa de 40ºC. Será mais uma jornada tórrida e escaldante em que as máximas devem ficar entre 41ºC e 43ºC em várias cidades do Noroeste e da Fronteira Oeste.

Marcas acima de 40ºC são esperadas em outras regiões como o Centro do Estado e os vales. O sol aparece com nuvens em todo o território gaúcho, mas o forte aquecimento traz pancadas localizadas de chuva da tarde para a noite e que, muito isoladamente, podem vir com temporal. Segue a sensação de abafamento e enorme desconforto.

As mínimas rondam os 17ºC em Vacaria e os 23ºC no Chuí. As máximas, por sua vez, podem chegar a 42ºC em Uruguaiana e 43ºC em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 24ºC e 37ºC. No Litoral Norte, as marcas se alternam entre 23ºC e 33ºC.

O calor extremo não para de atingir marcas históricas no Rio Grande do Sul. Desde a semana passada o estado alcança máximas poucas vezes vistas ou recordes em vários municípios. Desta vez em Uruguaiana. A temperatura máxima na estação do Instituto Nacional de Meteorologia na cidade da Fronteira Oeste de 42,1ºC foi a segunda mais alta de toda a série histórica que se iniciou em 1912. Por pouco não igualou o recorde absoluto de 42,2ºC de 1986.

O Inmet registrou ainda durante a quinta-feira 40,9ºC em São Luiz Gonzaga, 40,8ºC em Alegrete e 40,6ºC em Quaraí. Foi o nono dia em que a temperatura atingiu os 40ºC no Rio Grande do Sul na rede do órgão federal.

As máximas somente não foram mais altas na Região Metropolitana pela abundante nebulosidade em parte do dia. Na Serra, apesar da altitude, algumas estações registraram mais calor que a Grande Porto Alegre. Conforme o Inmet, as máximas foram de 38,1ºC em Serafina Correa e de 35,2ºC em Bento Gonçalves.

Comentários