JÁ SÃO 325 MUNICÍPIOS EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

O número de municípios gaúchos que decretaram situação de emergência em razão da estiagem saltou de 312 para 325, nesta quinta-feira, segundo dados da Defesa Civil estadual. O volume corresponde a 65,3% – quase dois terços do total. Até o momento, 199 decretos foram homologados pelo governo do Rio Grande do Sul e 76 reconhecidos pela União.

Os pedidos de socorro mais recentes vieram de Candelária, Canguçu, Dilermando de Aguiar, Guabiju, Ipê e Pejuçara. Além das 325 cidades já em situação de emergência, mais sete enviaram relatórios preliminares de danos, o que pode ampliar o total de decretos para 332.

Nesta quinta-feira, o governo estadual reforçou que as prefeituras interessadas em escavação de microaçudes e perfuração de poços artesianos devem solicitar o serviço à Secretaria da Agricultura até a segunda-feira, dia 24.

De acordo com a secretaria, os pedidos vão subsidiar a abertura dos processos para a execução de obras previstas no programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural. As dotações orçamentárias referentes aos microaçudes, poços e cisternas já foram liberadas para que as licitações avancem.

Comentários