ESTIAGEM: PRODUTORES PEDEM SOCORRO!

Seca no RS: agricultores protestam em frente ao Palácio Piratini - MST

No encontro desta manhã com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, entidades representativas da agropecuária do Rio Grande do Sul, da Secretaria da Agricultura e da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul entregarão uma pauta conjunta de reivindicações ao governo federal para socorro dos produtores rurais prejudicados pela estiagem.

A chegada da ministra está prevista para às 9h, no aeroporto regional de Santo Ângelo, na Região das Missões. Tereza Cristina vai visitar propriedades que sofreram prejuízos em razão da estiagem e depois se reunirá com as lideranças na sede da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

Entre as demandas que serão apresentadas estão crédito emergencial ao produtor, flexibilização de garantias aos produtores de leite, aquisição de alimentos da agricultura familiar via Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), prorrogação das parcelas do Pronaf por 10 anos e descontos para a liquidação de dívidas ativas com a União. A representação gaúcha também insistirá com Tereza Cristina no pedido de prorrogação do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para complementar o plantio da soja no Estado, estacionado em 74% da área destinada à cultura e na edição de medidas de legislação federal que permitam a reservação de água em parte das Áreas de Preservação permanente (APP) para uso na irrigação.

Comentários