Natal 2021 será marcado por reencontros

Natal: revivendo as tradições de família | Fórum da Construção

Muitas famílias que ficaram longe durante a pandemia, poderão finalmente se reunir de novo

O Natal é uma data que simboliza alegria e união, e neste ano, as celebrações serão ainda mais especiais. Depois de quase dois anos vivendo em meio às restrições da pandemia, em 2021 muitas famílias poderão finalmente se reencontrar e retomar o convívio.

A psicóloga Simone Grohs explica que, como o cérebro humano é social, essa retomada do contato é benéfica. Além disso, muitas pessoas sentiram falta de passar as festas do último ano com suas famílias. “Para vivermos melhor, com mais qualidade, dependemos de relações saudáveis e de vínculos positivos. Se retomar o contato com a família tem esse significado, passar o Natal junto pode ser importante para a saúde física, mental e emocional”, afirmou a especialista.

Simone esclarece ainda que, no último ano, muitos familiares entenderam que manter o distanciamento era uma ato de amor e cuidado. Isso ajudou de alguma forma a passar pelo período. “Não quer dizer que as pessoas não tenham sentido falta, mas lidaram melhor com a impossibilidade de reunir-se”, pontuou.

Natal pode ser comemorado fora do círculo familiar

Ainda ao falar sobre a tradição de se reunir no Natal, a psicóloga lembra que nem todos têm uma boa relação com seus parentes: “Muitas famílias passam por momentos difíceis – perdas, problemas financeiros, emocionais, conflitos diversos. O desejo de ter um Natal “normal ou feliz”, de reunir-se com a família e trocar afeto, pode não ser real para muitas pessoas”. 

Para essas pessoas, o Natal pode ter um outro significado e ser uma data para comemorar fora do círculo familiar. “Se essa for a situação de alguém, é válido buscar outras pessoas, além do vínculo familiar, para curtir o Natal – amigos, vizinhos ou até mesmo os pets. O que importa é criar vínculos positivos, mesmo que não seja com os consanguíneos”, recomendou a especialista.

Período longe permitiu refletir sobre as relações

Outras pessoas, no entanto, aproveitaram a pandemia para refletir sobre suas relações. Simone explica que, para aqueles mais resilientes e abertos à aprendizagem, o período de distanciamento serviu para reavaliar e fortalecer relações e vínculos positivos. A psicóloga considera que esse tempo longe pode favorecer, em alguns casos, até mesmo uma reconciliação e uma reaproximação, permitindo um convívio pacífico nos festejos.

No entanto, isso depende de todos os envolvidos. “Um relacionamento envolve duas ou mais pessoas, não basta somente uma das partes reavaliar a relação, para que a reaproximação seja bem-sucedida. Ambos os lados podem se permitir flexibilizar, ter posturas saudáveis, gratas e positivas”, ressaltou a psicóloga.

Além disso, os momentos difíceis vividos no último um ano e meio, mostraram que é necessário valorizar aquilo que realmente importa: a vida. Por isso, neste Natal, mais do que presentes, uma árvore bonita ou uma mesa farta, o que não pode faltar são os verdadeiros valores natalinos: amor, solidariedade, empatia, paz e é claro, saúde!

“O Natal pode ser um momento de reflexão e introspecção, para agradecer cada pequeno detalhe de 2021, que nos trouxe até aqui e nos permite continuar tendo esperança. Aqueles que estão com saúde, podem valorizar isso. Vale também estimular a troca de lembranças simbólicas – com valor afetivo e não financeiro –, além de compartilhar o momento com quem se ama, prestando atenção no aqui e agora e nos motivos que temos para agradecer”, finalizou Simone.

Comentários