TSE APRESENTA NOVAS URNAS ELETRÔNICAS

Barroso apresenta novos modelos de urnas para eleições de 2022 | Poder360

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançou, nesta segunda-feira, o novo modelo de urna eletrônica que será usado nas eleições de 2022. Ao todo serão 225 mil novos equipamentos entregues até julho do ano que vem. O anúncio foi feito pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, durante coletiva, após visitar a fabricação de urnas em Manaus (AM). 

De acordo com o Tribunal, as novas urnas são menores, mais seguras e contam com mais recursos de acessibilidade.  Enquanto as máquinas antigas continham cartão de memória, as novas terão entradas do tipo USB, o que permite inserção de pen drive e maior flexibilidade à Justiça Eleitoral. 

Para dar mais agilidade ao processo de votação, os novos equipamentos vão permitir ainda que os mesários identifiquem o próximo eleitor da fila enquanto o outro ainda estiver votando. Isso poderá aumentar o número de eleitores por seção e até diminuir as filas. Nos modelos antigos era preciso concluir todo o processo de votação para chamar o próximo eleitor. 

Comentários