UMA PONTE COM A ESPANHA

Aerogeradores na água

Delegação gaúcha continua na Europa mantendo tratativas para atrair investimento e novos intercâmbios como o Rio Grande do Sul. Empresa espanhola de geração e distribuição de energia, a Iberdrola está desenvolvendo um projeto para instalação de torres eólicas offshore no Rio Grande do Sul. O termo diz respeito a usinas instaladas “fora da costa”, ou seja, dentro do mar. A fase inicial do projeto foi apresentada à comitiva gaúcha em Madri, na Espanha, viagem que a coluna cobriu pelo Grupo RBS.

– Os primeiros estudos já estão sendo feitos. O projeto seria para a região de Tramandaí. A usina poderá gerar 3 mil megawatts de energia em uma área de cerca de 800 quilômetros quadrados no mar. No longo prazo, o investimento pode chegar a R$ 30 bilhões – falou o governador Eduardo Leite.

O governador Eduardo Leite aproveitou a reunião com a empresa para apresentar a oportunidade de instalar torres eólicas na Lagoa dos Patos. Segundo ele, esse projeto deve ser levado a um edital público.

Intercâmbio

Um canal para intercâmbio de inovação entre Rio Grande do Sul e Barcelona. O governo do Estado e a universidade espanhola Ramon Llull assinaram memorando para troca de conhecimentos e experiências.

– Barcelona já criou vários espaços com internet livre, conectada com restaurantes, com negócios. Toda essa expertise será compartilhada com o RS. Ela é um exemplo mundial de construir espaços abertos de inovação na cidade – explica o secretário gaúcho de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb.

A Catalunha tem 2% da população da Europa, porém é responsável por 6% da produção científica do continente. O trabalho é transformar isso em PIB.

JÁ NO BRASIL

Invenção

O Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) apresentou na semana passada o ranking dos principais depositantes de patentes no Brasil em 2020. Destaque para a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em nono lugar. Entre os 30 primeiros no país aparecem também a Fundação Universidade de Caxias do Sul e a Randon.

Comentários