Ler é viver todas as vidas em uma só

Sentindo o cheiro do papel, ouvindo o som da folha por onde os olhos vão passando, concentrados nos caracteres que nela estão impressos, mundos são construídos, castelos erigidos, batalhas são travadas, personagens nascem, personagens morrem.

Por vezes sorrimos com eles, por vezes derramamos uma lágrima que nasceu da emoção que aquelas meras palavras provocaram em nós. E tudo isso apenas com um livro, e tudo isso apenas vivido na nossa mente.

Ler é viver todas as vidas e aventuras que os livros, que escolhemos como companheiros, contêm. Ler é construir mundos e paisagens, que ainda que muito ou pouco descritos no livro, são apenas nossos, pois cada um vai construir na sua imaginação o que lê de forma muito própria.

O autor escreveu, imaginou para depois colocar em palavras, mas a leitura é apenas nossa, pois a imaginação de cada um transforma a mesma história que tanta gente lê, em algo íntimo, particular, algo que pertence apenas ao próprio. Ler é uma experiência transcendental e enriquecedora, por isso leia mais!

Comentários