QUASE TUDO PRONTO PARA A 44ª EXPOINTER

Licitações para a Expointer 2021 estão na programação da semana da Agenda  Celic - Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural

O Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, está quase pronto para a abertura da 44a Expointer, que ocorre de 4 a 12 de setembro e neste ano voltará a receber público após uma edição totalmente digital no ano passado. Segundo o subsecretário do parque, Gabriel Fogaça, a organização trabalha para concluir a montagem dos estandes dentro nos pavilhões e a céu aberto. Parte importante dos protocolos de saúde para garantir a segurança no local, os equipamentos com álcool em gel e lavatório de mãos já estão instalados, e os restaurantes se preparam para receber visitantes e trabalhadores durante os nove dias do evento.

A chegada de animais inscritos para a mostra intensificou-se ontem. Até as 17h, o parque havia recebido 1.398 animais, sendo a maior parte formada por ovinos, 689. Já haviam chegado também 366 bovinos, 137 equinos, 16 caprinos, 76 coelhos e 114 aves. A expectativa é de um fluxo maior nesta sexta e no sábado, diz ofiscal estadual agropecuário Aurelio Maia Vieira, coordenador de defesa sanitária no parque. “Sábado é o último dia para a entrada dos animais de argola (que vão a julgamento)”, lembra. Os animaisrústicos (destinados a provas e leilões) podem entrar no parque durante todo o período do evento.

Até as 18h de ontem, haviam sido vendidos 20.980 ingressos para a Expointer, de acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. A comercialização é feita exclusivamente pela internet, e os interessados podem adquirir os bilhetes no site oficial da Expointer: https://expointer.rs.gov.br/inicial

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, visita a 44ª Expointer na próxima segunda-feira, dia 6. A programação prevê uma caminhada pelo Parque de Exposições Assis Brasil e uma série de encontros com lideranças rurais, mas a agenda ainda não está definida, segundo a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Embora não tenha confirmado presença formalmente, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, é esperada na exposição na sexta-feira, dia 10 de setembro, quando deve receber a Medalha Assis Brasil, entregue pelo governo do Rio Grande do Sul a personalidades com relevante contribuição ao agronegócio.

A visita do presidente da República, Jair Bolsonaro, não está marcada até o momento, mas poderá ocorrer na sexta-feira (10), para a Abertura Oficial da Expointer e Desfile dos Campeões, ou no sábado, 11, penúltimo dia da exposição em Esteio.

Comentários