COVID 19: COMITE DE CRISE EMITE AVISOS

Sistema 3As de Monitoramento

Acendeu-se a luz amarela no sistema de monitoramento da covid-19, batizado de 3As (aviso, alerta e ação). Depois de 20 dias da retirada de todas as notificações.

— São avisos mais por precaução, pois nos Estados Unidos está havendo alta de casos, mas o número de óbitos ainda é baixo — diz o secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Luiz Carlos Busato, ressalvando que as mortes são um indicador tardio do agravamento da situação. 

A preocupação não é apenas com a variante Delta, que aterroriza o mundo, mas com o relaxamento dos cuidados por parte da população, seja pelo avanço da vacinação, seja porque os números vinham caindo de forma consistente.  

O problema é que, nos últimos dias, a velocidade de queda na ocupação de leitos diminuiu. A situação atual é idêntica à de 21 de julho de 2020.  

os alertas às regiões e com números decrescentes de casos, internações e mortes, o coronavírus voltou a tirar o sono das autoridades estaduais. 

Na tarde desta quarta-feira (4), o Grupo de Trabalho Saúde emitiu avisos a 17 regiões em que foram detectados motivos de preocupação. São elas Santa Maria, Uruguaiana, Canoas, Guaíba, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Palmeira das Missões, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Bagé, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado.  

Comentários