VERANÓPOLIS TEM MAIS CASOS ATIVOS DA COVID 19

Acompanhe o boletim dos casos de Covid-19 de Veranópolis desta quinta-feira, dia 03 de junho. Neste dia, 15 pessoas tiveram resultado POSITIVO para o novo coronavírus, das quais 06 realizaram os testes na Unidade Sentinela e 09 realizaram teste de antígeno na rede privada (positivados em 02/06), sendo que todos estão em isolamento domiciliar junto a seus familiares. Mais 74 pessoas que realizaram o teste tiveram resultado negativo para o novo coronavírus e outros 07 casos são considerados curados. ⚠ Nesta data são contabilizados 244 casos ativos no município.

COVID 19 SUPERLOTA UTIS NO ESTADO

Hospitais privados do RS podem credenciar leitos de UTI Adulto para tratar  pacientes da Covid-19 pelo SUS — Setor Saúde

O aumento no número de internações em unidades de terapia intensiva (UTI) do Rio Grande do Sul, quatro das sete macrorregiões, divididas pelo painel de Monitoramento Covid-19 do governo estadual, tiveram leitos esgotados na rede privada. Nesta quinta-feira, o pior cenário é o da região dos Vales, onde a ocupação das instituições particulares está em 186,7%. Na sequência, aparece a região Norte, com 123,3%, a Serra, com 109%, e, por último, a Missioneira, com 102,2%. A alta pressão hospitalar ocasionada pelo aumento das internações em leitos de alta complexidade no Rio Grande do Sul, que na quarta-feira voltaram a atender, simultaneamente, mais de 3 mil pacientes após 46 dias, também atinge as instituições que recebem pessoas pelo SUS. Nesta tarde, a região Centro-Oeste, com 102,8%, é a única área sem leitos públicos disponíveis de UTI na rede do SUS. No entanto, quatro das outras seis macrorregiões já superaram 90% de lotação. UTI geral — Nas últimas 24 horas, a ocupação geral das UTIs apresentou melhora no Rio Grande do Sul, passando de 87,8% para 85,9%. Nesta tarde, 2.936 pacientes recebem tratamento intensivo. Desses, 62,4% testaram positivo para o coronavírus. Porto Alegre — Na Capital, houve um salto de 809 para 818 pacientes de ontem para hoje, mas o índice de lotação das UTIs segue estável em 87%, nível semelhante das últimas semanas. O número de pessoas com diagnóstico positivo de coronavírus, porém, registrou leve queda, de 386 para 382 no mesmo período. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta tarde, dos 18 hospitais monitorados, cinco permanecem atendendo acima da capacidade máxima. Em outros quatro, a taxa de lotação dos leitos de alta complexidade supera 90%. Fila por UTI no RS — A fila de pacientes esperando transferência para um leito de UTI aumentou de ontem para hoje, passando de 159 para 163 pessoas. Dessas, 51 recebem atendimento em em Porto Alegre, e outras 39 em Caxias do Sul.

AMESNE CRIA NOVAS REGRAS PARA A REGIÃO

A reunião entre o Comitê Técnico Regional e os prefeitos da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), nesta quinta-feira (3), culminou em novas proposições mais rígidas e que serão apresentadas ao Gabinete de Crise do Governo do Estado, na sexta-feira (4). Entre as medidas a ser apresentadas está a restrição dos horários de funcionamentos paras restaurantes e similares. Além disso, a música ao vivo deverá ser proibida novamente, assim como a obrigatoriedade para isolamento de bancos de praças e playgrounds. O encontro foi de forma virtual e realizado no início da noite desta quinta. A reunião ocorreu para que se pudesse dar uma respostas ao novo alerta emitido para a região da Serra gaúcha. Dessa vez, a situação é considerada mais grave por parte do Grupo de Trabalho da Saúde, do Governo Estadual.  As prefeituras que desejarem estabelecer protocolos ainda mais rígidos também poderão adotar, sem precisar consultar a Associação. A partir do momento em que as novas proposições forem entregues ao Piratini, já poderão entrar em vigor nos municípios.

NESTA SEXTA FEIRA SES DISTRIBUIU MAIS VACINAS CONTRA A COVID 19

Vacinação para pessoas de 61 anos em Salto do Jacuí – Prefeitura de Salto  do Jacuí – RS

Veranópolis 790 doses. Doses de Oxford/Astrazeneca: 700 Doses de Pfizer: 90.

Para Vila Flores 102 doses. Doses de Oxford/Astrazeneca: 90 Doses de Pfizer: 12

Para Fagundes Varela Doses disponibilizadas: 82
Doses de Oxford/Astrazeneca: 70 Doses de Pfizer: 12.

Para Cotiporã são disponibilizadas 102 doses. Doses de Oxford/Astrazeneca: 90 Doses de Pfizer: 12 (fonte: Secretaria de Estado da Saúde (SES)

As duas remessas recebidas nesta semana pelo Rio Grande do Sul, que somam 395.110 vacinas contra o coronavírus, começarão a ser distribuídas pelo governo do Estado às 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS) na manhã de sexta-feira (4). São 38.610 doses do imunizante da Pfizer, que chegaram ao RS na tarde desta quinta-feira (3), e 356.500 ampolas de AstraZeneca, que foram recebidas na quarta-feira (2). Confira no mapa abaixo quantas doses cada município receberá. Segundo determinou o governo do Estado, esse lote será utilizado para imunizar trabalhadores da educação, para completar a vacinação de trabalhadores portuários e de indivíduos com comorbidades, além de para avançar na imunização de pessoas com deficiências permanentes. Ao contrário do que havia sido informado na quarta pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), o governo do Estado ainda avalia se irá liberar a imunização de hipertensos leves no grupo das comorbidades. Segundo informou a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, com esse novo repasse de doses aos municípios gaúchos, a projeção é de que estará vacinado um total de 49% dos professores no RS. A imunização desses profissionais deve obedecer à seguinte ordem de prioridade: trabalhadores de creches, pré-escolas, Ensino Fundamental, Ensino Médio, profissionalizantes e EJA e trabalhadores da educação do Ensino Superior. Municípios que forem capazes de finalizar a vacinação de indivíduos com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas em situação de rua, funcionários do sistema carcerário, população privada de liberdade e trabalhadores da educação podem seguir avançando na lista de prioridades e passar a incluir a população em geral por idade, de 59 a 18 anos. 

PFIZER ENVIA MAIS DOSES PARA O BRASIL

As notícias mais importantes sobre a pandemia desta segunda-feira (3/5)

O último de três lotes nesta semana, vindos de Miami, com doses da vacina contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech chegou ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), com 527 mil doses na noite desta quinta-feira. Somadas às outras remessas, de 936 mil doses cada, que chegaram na última terça-feira e quarta, serão mais 2,3 milhões de doses na semana. Com o novo lote, mais de 5,8 milhões de doses terão sido entregues ao Ministério da Saúde pela farmacêutica desde o fim de abril. Dessas, cerca de 3,5 milhões de doses de vacinas da Pfizer já foram distribuídas aos estados brasileiros e ao Distrito Federal, segundo informações da pasta. Nas redes sociais, o Ministério da Saúde divulgou o vídeo com a chegada da nova carga de imunizantes. A Secretaria da Saúde do estado de São Paulo informou em nota que não recebeu ainda nenhuma dose das vacinas da Pfizer que chegaram ontem dos Estados Unidos no aeroporto de Viracopos, em Campinas. Segundo o órgão, sem a entrega, o cronograma de vacinação pode sofrer prejuízo.

ESTADOS UNIDOS DOA DOSES PARA O BRASIL A primeira leva de doações de vacinas contra a covid-19, doadas pelo governo dos Estados Unidos, incluirá 25 milhões de doses. O Brasil está na lista de nações que irão receber os carregamentos, segundo documento divulgado nesta quinta-feira (3) pelo governo americano. América Central e do Sul receberão 6 milhões de doses. Outras 7 milhões de doses serão direcionadas para nações da Ásia. E 5 milhões para a África. Conforme havia sido antecipado pelo Departamento de Estado americano, as vacinas serão distribuídas por meio do Covax, o consórcio internacional gerenciado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).  

MÚSICA GAÚCHA PERDE A CANTORA BERENICE AZAMBUJA

Cantora e acordeonista Berenice Azambuja morre aos 69 anos; sua música  marcante “É Disto Que o Velho Gosta” | Rádio Studio 87.7 FM | Studio TV

A cantora Berenice Azambuja morreu nessa quinta-feira aos 69 anos, em Passo Fundo. Segundo informações dos familiares e da Rádio Uirapuru, do município, a causa da morte foi uma parada cardíaca. Ela lutava contra um câncer no pâncreas e estava internada no Hospital São Vicente de Paulo. O velório começou às 4h desta sexta-feira no Cemitério de Vila Lângaro, município que fica a 40 quilômetros de Passo Fundo. O sepultamento está previsto para as 17h. Nascida em Porto Alegre em 21 de março de 1952, Berenice tornou-se compositora e instrumentista de destaque em 1980, período em que lançou o álbum com a música “É Disso que o Velho Gosta” Ouça a música clicando aqui https://www.youtube.com/watch?v=EYnLamliaD0. Berenice gravou, entre CDs e discos de vinil, 17 discos e um DVD.

ENEM 2021 MANTEM LOCAIS DE PROVAS NO RS

Enem 2021: Pedido de isenção, mudanças para 2022 e todas as novidades da  prova

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 terá novamente o formato digital. No entanto, diferente do que anunciado em fevereiro deste ano, o número de vagas e de cidades gaúchas onde acontecerão as provas foram mantidos.  Conforme o edital, o Enem digital será novamente aplicado em seis cidades do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Santa Cruz do Sul e Santa Maria. No Estado, serão no máximo 3.450 candidatos que vão poder realizar a prova na modalidade.   o número de vagas se manteve em 101.100 participantes. A novidade anunciada nesta semana, no Diário Oficial da União, é que as provas do formato digital vão ser aplicadas no mesmo dia da versão tradicional em papel: em 21 e 28 de novembro deste ano. Além disso, ambas terão as mesmas questões e tema da Redação.  As inscrições abrem em 30 de junho e seguem até 14 de julho, com taxa de R$ 85. O prazo e o valor são os mesmos da versão impressa. Depois de inscrito na versão digital, o candidato não poderá mais alterar a solicitação. No Enem 2020, a abstenção do formato digital foi de 69,4% no Rio Grande do Sul. Ou seja, dos 3.259 inscritos, 998 realizaram a prova nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.  Logo após o segundo dia de aplicação, em entrevista coletiva, o então presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, declarou que a versão digital seria expandida a partir de 2021: “vamos expandir a aplicação já na edição de 2021, iremos ampliar a oferta para mais pessoas poderem fazer a prova digital”.

HOJE TEM AUXÍLIO EMERGENCIAL PARA OS NASCIDOS EM ABRIL

Ala política defende prorrogar auxílio emergencial por até 3 meses em 2021  - Blog do Valente

Os trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em abril podem sacar, a partir desta sexta-feira (4) a segunda parcela do auxílio emergencial 2021 . O dinheiro havia sido depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 20 de maio. Os recursos também poderão ser transferidos para uma conta-corrente, sem custos para o usuário. Até agora, o dinheiro apenas podia ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem , que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros. Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br. O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada. Neste ano, a nova rodada de pagamentos, durante quatro meses, prevê parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, recebem R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375; e pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150. Calendário mostra os dias para o saque da segunda parcela do Auxílio Emergencial 2021.

PANDEMIA: REGRAS PARA VERANÓPOLIS ATÉ 14/06/2021

Comentários