MUNICÍPIOS DA SERRA PUBLICAM DECRETOS DE COGESTÃO

Coronavírus: acompanhe os casos confirmados na Serra | Pioneiro

Os três maiores municípios da Serra já publicaram decretos municipais permitindo a reabertura do comércio e atividades consideradas não essenciais. Em Caxias do Sul, para que os estabelecimentos não fiquem sem direcionamento sobre o atendimento a partir desta segunda-feira, a prefeitura publicou o novo documento. O protocolo regional de cogestão deverá ser atualizado durante a semana. Até a atualização e implementação, Caxias do Sul adotará as medidas sanitárias previstas na bandeira vermelha. O município afirmou que terá as medidas de fiscalização necessárias para o cumprimento das normas fixadas pelo decreto, dentro das condições legais, constitucionais e de estrutura operacional que possui. Em Farroupilha, o prefeito Fabiano Feltrin emitiu o decreto municipal que permite a reabertura do comércio e de atividades consideradas não essenciais. Em Bento Gonçalves, a prefeitura também publicou documento com as novas regras no município. Elas permitem a retomada com restrições do comércio e restaurantes. Até a atualização e implementação do protocolo regional de cogestão, o município adotará as medidas sanitárias previstas na bandeira vermelha. Na cidade de Veranópolis o prefeito Waldemar De Carli adotou o regramento da bandeira vermelha tendo como referência o decreto do Governo do Estado, com base nisso a Prefeitura de Veranópolis divulgou novo Decreto que adere a cogestão e institui medidas sanitárias extraordinárias e temporárias para fins de prevenção e enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19).

COORDENADORIAS REGIONAIS RECEBEM NOVO LOTE DE VACINAS

Sesapi começa a distribuição das vacinas para os municípios do Piauí -  Portal da Saúde - Secretaria de Estado da Saúde do Piauí

O novo lote de 322.050 doses de vacinas contra a Covid-19, que chegaram em Porto Alegre no último sábado, começou a ser distribuído às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) do Rio Grande do Sul na tarde desta segunda-feira. Cada uma das 21 CRS fará o encaminhado das doses aos municípios. Ao todo, o lote enviado pelo Ministério da Saúde é composto por 285,5 mil doses da Coronavac e 36,2 mil da Oxford/AstraZeneca. “A vacina está sendo distribuída para todos os municípios olhando para dois grupos prioritários: comunidades quilombolas e grupo de idosos”, destacou a diretora do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde da Secretaria da Saúde (SES), Ana Costa. A partir do recebimento do novo lote, os municípios estão liberados para iniciar a imunização de idosos a partir de 69 anos. Em Porto Alegre, que recebeu 44.750 doses desta remessa, a vacinação para pessoas a partir de 70 anos irá iniciar no próximo domingo. Na distribuição Veranópolis receberá a quantia de 780 doses.

UM MILHÃO DE GAÚCHOS JÁ SE VACINARAM

Em carta digital, banqueiros e economistas fazem pressão por vacina -  Negócios - Diário do Nordeste

Nesta segunda-feira (22), o Rio Grande do Sul ultrapassou a marca de 1 milhão de doses da vacina da Covid-19 aplicadas na população. Segundo dados do painel que monitora a vacinação no Estado, até o início da tarde já foram aplicadas 1.020.006 vacinas, 60% das doses recebidas do Ministério da Saúde até o momento. No total, 14,7% das pessoas que integram o grupo prioritário já foram vacinadas, sendo 5,2% delas com as duas doses necessárias para o enfrentamento à pandemia. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), 747.531 pessoas receberam a primeira dose e 261.582 já completaram a imunização com as duas doses. “Em vários grupos prioritários, como moradores e funcionários de instituições de longa permanência e profissionais de saúde que atuam diretamente na linha de frente do combate à Covid-19, por exemplo, já atingimos praticamente 100% das pessoas”, afirma a diretora do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde da Secretaria da Saúde (SES), Ana Costa. A ampliação e aceleração da imunização no Estado, no entanto, ainda dependem do envio regular das vacinas pelo Ministério da Saúde, cumprindo os cronogramas anunciados.

DECLARAÇÃO PRÉ PREENCHIDA É A NOVIDADE DO LEÃO PARA ESTE ANO

Imposto de Renda: já fez a sua declaração? Esteja em dia com o Leão!

Receita Federal apresentará nesta terça-feira (23) a ampliação do acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2021. A partir deste ano, o contribuinte terá mais facilidade para entregar a declaração pré-preenchida com a utilização da ferramenta a inscritos do portal de serviços públicos do governo federal. Desde 2014, a declaração pré-preenchida está disponível para contribuintes com certificação digital, espécie de assinatura eletrônica vendida em torno de R$ 200 e obrigatória para pessoas jurídicas fora do Simples Nacional. Em 2021, a novidade estará disponível a quem tenha conta em níveis verificado e comprovado no gov.br, a partir de 25 de março. Por meio da declaração pré-preenchida, o contribuinte recebe um formulário com os dados fiscais preenchidos, bastando apenas confirmar as informações e enviar o documento. Caso haja divergências, é possível retificar e complementar as informações, antes de entregar a declaração ao Fisco. A declaração pré-preenchida está disponível exclusivamente por meio do serviço Meu Imposto de Renda, quando acessado pelo Centro de Atendimento Virtual da Receita (e-CAC). No entanto, o contribuinte pode recuperar as informações no e-CAC, salvar na nuvem e importar o documento pré-preenchido para o programa gerador da declaração. A opção de acessar a declaração com o certificado digital está disponível na tela de abertura do e-CAC. Recentemente, a tela passou a incluir o login do Portal Gov.br, que pede o número do CPF e a senha, mais fator duplo de autenticação.

IDOSOS A PARTIR DE 70 ANOS SERÃO VACINADOS AMANHÃ

A Secretaria da Saúde de Veranópolis informa que continua a campanha de vacinação contra Covid-19, em todos os Postos de Saúde de Veranópolis. Nesta quarta-feira, dia 24 de março, estará disponível a primeira dose da vacina para os idosos de 70, 71 e 72 anos, e possíveis longevos com mais de 73 anos que ainda não se vacinaram. Os idosos deverão se dirigir ao seu Posto de Saúde de referência para receber as vacinas, no horário das 8h às 16h (sem fechar ao meio dia). Para a vacinação é importante apresentar os seguintes documentos: > Carteira de Vacinação; >Documento de identificação e CPF; >Comprovante de Residência; > Cartão do SUS. A Secretaria da Saúde solicita que os idosos e seus acompanhantes se desloquem às unidades de saúde com tranquilidade ao longo do dia, a fim de evitar aglomerações, pois haverá vacinas para todos. No caso dos idosos que tiverem dificuldade de sair do carro, o familiar poderá se dirigir à sala de vacinas para fazer o registro e após o profissional de enfermagem irá até o veículo para realizar a imunização.

Comentários