GHEGAM AO BRASIL MAIS INSUMOS DA CHINA

Chega a São Paulo lote com 5,5 milhões de doses da vacina do Butantan -  Nacional - Estado de Minas

Chegaram no aeroporto de Guarulhos (SP) por volta de 6h10min deste quinta-feira (4) os mais de oito mil litros de insumos para a produção da vacina CoronaVac. A carga, do laboratório Sinovac, responsável pelo desenvolvimento do imunizante contra a Covid-19, veio de Pequim, na China, e antes de desembarcar no Brasil passou por Portugal. A quantidade de 8.250 litros de insumos permite a produção de cerca de 14 milhões de doses da vacina pelo Instituto Butantan, que atua em parceria com a Sinovac. O instituto dobrou sua capacidade de produção, passando a operar durante 24h, sete dias por semana. Neste mês, 21 milhões de doses serão entregues ao Ministério da Saúde, número 17% maior do que o previsto, de acordo com o Governo de São Paulo. té o final de abril, serão entregues 46 milhões de doses. Até 30 de agosto, outros 54 milhões de doses serão enviadas ao governo federal. As 100 milhões de doses eram esperadas até 30 de setembro, mas com a intensificação da produção, foi possível antecipar a entrega em 30 dias.

ANUNCIADA BANDEIRA PRETA PARA A PRÓXIMA SEMANA

Em pronunciamento na semana passada, Leite não descartou a possibilidade de medidas mais restritivas

Anunciada há uma semana, a bandeira preta em todo o Rio Grande do Sul deverá ser mantida. Na ausência de previsão de os dados de contaminação e de ocupação da rede hospitalar recuarem, o caminho será seguir atuando nas restrições. Nesta quinta-feira, o governador tem reunião com o Gabinete de Crise, às 9h, para analisar os dados e tentar definir quais serão as próximas estratégias. Na sexta-feira passada, Leite não descartou a possibilidade de medidas mais restritivas, o que, inevitavelmente, irá gerar crises e pressões contrárias. É verdade também que manter essas regras trará outros desafios, como a questão da fiscalização, que recaiu sobre os prefeitos, e a de sensibilizar a população, especialmente quando existem tantos conteúdos falsos e com informações equivocadas, que só dificultam a conscientização. Porém, os dados não deixam de ser alarmantes. Por exemplo, na quarta-feira, às 18h, a taxa de ocupação de leitos de UTI no Estado era de 100,09%. Há uma semana, quando Leite suspendeu a cogestão com prefeitos no Modelo de Distanciamento Controlado, o índice era de 91,9%. No detalhamento, a ocupação nas regiões Metropolitana, dos Vales e a da Serra ultrapassava a 100%. Outro ponto é que, no balanço das hospitalizações desta quarta-feira, os pacientes de Covid-19 passaram gradativamente a ocupar leitos que, até então, vinham sendo ocupados por pacientes com outras enfermidades. Assim, ao longo dessa semana, a situação não deu sinais de que retrocederá. Ao contrário. Além do aumento no número de óbitos e a ocupação do sistema de saúde que extrapolou a capacidade, foram registradas transmissões comunitárias da variante de Manaus em Porto Alegre, a chamada P1, que tem se mostrado mais agressiva. 

PROFISSIONAIS DE SÚDE DE VERANÓPOLIS RECEBEM SEGUNDA DOSE DA VACINA

Entenda a importância das vacinas na proteção da saúde

Está disponível a segunda dose da vacina contra a Covid-19 para os Profissionais da Saúde que realizaram a primeira dose entre os dias 03 e 05 de fevereiro. Essa 2ª dose será realizada nesta quinta e sexta-feira, dias 04 e 05 de março, no Posto de Saúde Central. A Secretaria da Saúde de Veranópolis informa que não fará contato individual com os profissionais, pois a data já está agendada no cartão de vacinação. É fundamental que os profissionais busquem até amanhã a aplicação da imunização, caso contrário passará do período recomendado pelo fabricante. UNIDADE SENTINELA ABRIRÁ SÁBADO E DOMINGO ➡ Diante do preocupante contexto que o Hospital São Peregrino Lazziozi está vivenciando, a Secretaria da Saúde de Veranópolis, em parceria com a Clínica Nossa Senhora Lourdes, informa que a Unidade Sentinela de Triagem Respiratória estará aberta no próximo sábado e domingo, dias 06 e 07 de março, das 08h às 14h, sem fechar ao meio dia. Solicita-se que os pacientes que apresentarem sintomas respiratórios busquem atendimento na Unidade Sentinela nas datas e horários mencionados acima, evitando buscar o Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi, caso não seja situação de urgência/emergência. A Secretaria Municipal da Saúde pede à comunidade veranense que evite procurar atendimento no HCSPL e permita que a equipe da instituição se concentre na assistência aos casos graves/urgentes bem como dos pacientes que requerem cuidados intensivos. ➡ Também no sábado e domingo, das 8h às 10h, a Clínica Nossa Senhora de Lourdes estará realizando curativos e administrando medicações de uso não hospitalar, de uso contínuo ou utilizados para tratamento ambulatorial que necessitem ser administrados por profissional da enfermagem. Quem tiver a medicação, deverá levá-la para a administração.

ESTADO RECORRE AO STF PARA A VOLTA DAS AULAS

Geral - Governo do RS publica decreto sobre a volta às aulas presenciais

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) protocolou, na noite desta quarta-feira, (3/3), no Supremo Tribunal Federal (STF), pedido de suspensão de liminar proferida pelo juízo da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Porto Alegre e mantida pelo Tribunal de Justiça gaúcho. A medida busca o restabelecimento do ensino presencial para educação infantil e primeiro e segundo anos do ensino fundamental nos Rio Grande do Sul. Conforme exposto pela PGE, a decisão combatida, decorrente de ação civil pública ajuizada pela Associação Mães e Pais pela Democracia (AMPD), implica grave lesão à ordem e à saúde públicas, motivo pelo qual deve ser suspensa. Destaca, também, que o conjunto das medidas adotadas pelo Poder Executivo é bastante rigoroso diante do agravamento da crise sanitária no Rio Grande do Sul e que a decisão configura intervenção judicial sobre atos normativos expedidos pelo Poder Executivo com vistas ao enfrentamento da pandemia causada pelo coronavírus, impactando diretamente sobre os limites e contornos do princípio da separação dos Poderes. Além disso, em suas razões, a PGE reafirmou que as aulas presenciais seriam restritas à educação infantil e aos anos iniciais do ensino fundamental (1º e 2º anos), reduzindo-se, assim, a movimentação de pessoas e, consequentemente, a circulação do vírus. A retomada, conforme previsto, está embasada na segurança sanitária obtida nas escolas a partir de rigorosos protocolos sanitários e na essencialidade do ensino presencial para as crianças que se encontram nos níveis iniciais, que sofrem maior prejuízo em seu desenvolvimento integral, pedagógico, inclusive no processo de alfabetização, dadas as dificuldades de aprendizado pelo sistema integralmente remoto. A Procuradoria reforçou que é pressuposto para o funcionamento das instituições de ensino a elaboração do Plano de Contingência pelo COE-E Local e seu encaminhamento ao COE-Regional, que deverá emitir parecer favorável, bem como acompanhar a execução das medidas propostas e avaliar a necessidade de revisão e ajustes. A Portaria Conjunta SES/Seduc nº 01/2020 elenca uma série de ações e medidas de distanciamento social e de cuidado pessoal, de prevenção, monitoramento e controle da transmissão, tornando o ambiente escolar um local seguro para a permanência dos alunos. A medida é dirigida ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, e aguarda apreciação.

CARTÃO DE CRÉDITO DA CEF

Cartão de Crédito Caixa: Ainda vale a pena fazer um? - A Folha Hoje

Milhares de pessoas buscam todos os dias as melhores opções para contratar um cartão de crédito, com a finalidade de ter mais facilidade e prazos na hora do pagamento de suas compras. Pensando nisso a Caixa Econômica Federal disponibilizou o cartão de crédito SIM, totalmente sem anuidade e com vários outros benefícios, que pode ser emitido nas bandeiras Elo ou Visa. Quem pode solicitar – Este cartão é destinado para todos os públicos maiores de 18 anos ou maiores de 16 anos emancipados pelo pai e que possua seus próprios rendimentos. Como solicitar o Cartão? – É muito simples, basta acessar no site da Caixa o Simulador Cartões e conferir as melhores opções de crédito. Outra alternativa é ir até uma agência da Caixa Econômica Federal com os seguintes documentos: CPF; Documento de identidade; Comprovante de renda; Comprovante de residência​; Como solicitar o Cartão? É muito simples, basta acessar no site da Caixa o Simulador Cartões e conferir as melhores opções de crédito. Outra alternativa é ir até uma agência da Caixa Econômica Federal com os seguintes documentos: CPF; Documento de identidade; Comprovante de renda; Comprovante de residência​. Com a documentação em mãos, será preenchido um formulário de adesão. Caso seja aprovado é só aguardar a entrega do Cartão Caixa Sim. Também poderá ser solicitado um cartão adicional a qualquer momento. Central de atendimento aos cartões Caixa: Capitais: 4004-9009 – Demais Cidades: 0800 940 9009 com a documentação em mãos, será preenchido um formulário de adesão. Caso seja aprovado é só aguardar a entrega do Cartão Caixa Sim. Também poderá ser solicitado um cartão adicional a qualquer momento.  Central de atendimento aos cartões Caixa: Capitais: 4004-9009 – Demais Cidades: 0800 940 9009.

Comentários