RGS RECEBE MAIS VACINAS

Resultado de imagem para vacinas aeroporto salgado filho

O avião com a quarta remessa de doses da vacina CoronaVac chegou ao Rio Grande do Sul neste domingo, Aeroporto Salgado Filho. O lote com 193,2 mil doses do imunizante do Instituto Butantan seguiu sob escolta de duas viaturas da Polícia Federal até a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), na avenida Ipiranga, em Porto Alegre. O Estado iniciará a segunda fase de imunização, incluindo idosos acima de 85 anos, além de ampliar a cobertura dos profissionais da saúde. As doses serão distribuídas às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs), com a mesma logística utilizada nas outras vezes, com apoio aéreo e terrestre. As coordenadorias 1ª (Porto Alegre), 8ª (Cachoeira do Sul), 13ª (Santa Cruz), 16ª (Lajeado), 18ª (Osório) e a Secretaria Municipal de Saúde da capital têm prevista a retirada das doses por via terrestre. As demais serão distribuídas com aeronaves da Brigada Militar e da Polícia Civil. A previsão é de que todas as CRSs estejam em posse dos frascos até a tarde de hoje. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a expectativa é vacinar 43% dos idosos com 85 anos ou mais, o que representa cerca de 150 mil pessoas. Além disso, o lote que chegou quer abranger 78% do grupo de profissionais da saúde, ou seja, mais 44,3 mil doses. As prefeituras organizarão a aplicação das doses e deverão divulgar aos moradores como ocorrerá o processo, seja de forma presencial nas unidades de saúde, por drive-thru ou outro formato. A recomendação da Secretaria da Saúde (SES) é para que seja feito um pré-cadastro da população-alvo e, se possível, com agendamento prévio, de forma a evitar aglomeração nos locais de vacinação e também desperdício, já que cada frasco-ampola da CoronaVac contém dez doses que devem ser aplicadas de forma sequencial e imediata. Além disso, a SES reforça a necessidade de cadastrar cada dose aplicada no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) e no formulário de controle do Estado. RETROSPECTIVA – Com as 511,2 mil doses já recebidas, o Estado vacinou até agora quase 230 mil pessoas com ao menos a primeira dose. São 187 mil profissionais da saúde, 33,2 mil moradores de instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), 7,8 mil indígenas e 1,4 mil pessoas portadoras de deficiência institucionalizadas.

CAXIAS DO SUL VACINA IDOSOS ACIMA DE 90 EM DRIVE-THRU

Resultado de imagem para VACINA DIVE TRHU

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul realiza nesta segunda e terça-feira a vacinação contra a Covid-19 para idosos de 90 anos ou mais. A imunização ocorrerá entre 10h e 17h e será em formato drive-thru para evitar aglomerações. Serão aplicadas doses em dois pontos da cidade: na Rua Plácido de Castro (junto à Maesa) e nos Pavilhões da Festa da Uva. É obrigatório apresentar documento oficial com foto e CPF e levar Cartão SUS. A segunda dose deve ocorrer novamente em formato drive-thru, em datas a serem informadas oportunamente. Equipes da prefeitura organizarão as filas e farão uma triagem de acordo com a faixa de vacinação. Assim, solicita-se que somente idosos dentro da faixa etária estabelecida sejam levados para imunização, outras pessoas não serão vacinadas. O local de vacinação poderá ser escolhido de acordo com a preferência de cada um. As doses serão aplicadas pelas equipes da Secretaria e, em caso de chuva, a estrutura organizada na Rua Plácido de Castro será transferida para os Pavilhões. Também na terça-feira, equipes da Secretaria da Saúde iniciarão a vacinação para pessoas acamadas acima de 60 anos, a domicílio. As novas etapas de imunização (de idosos de mais de 90 anos e de pessoas acamadas acima de 60 anos) ocorre concomitantemente aos profissionais da saúde.

PFIZER PEDE À ANVISA REGISTO DEFINITIVO

Resultado de imagem para PFIZER ANVISA

A Pfizer enviou neste sábado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido de registro definitivo da vacina da Pfizer, que recebeu o nome de Cominarty, segundo informações do Ministério da Saúde. Esse é o segundo pedido recebido pela Agência, o primeiro foi referente à vacina de Oxford, apresentado à Anvisa no dia 29 de janeiro último. Assim que for aprovado e concedido pela Anvisa, o registro dá sinal verde para que o imunizante seja comercializado, distribuído e utilizado pela população, seguindo-se os termos estabelecidos na bula. Na prática, o registro representa a avaliação completa, com dados mais consistentes dos estudos de qualidade, eficácia e segurança do imunizante. A Anvisa informou que tem avaliado de forma emergencial e prioritária as vacinas contra a Covid-19. A Agência não impõe barreiras para o pedido de registro de vacinas, porém estabelece as regras a serem cumpridas pelas empresas para garantir que os imunizantes sejam seguros e adequados para proteger a população sem causar qualquer dano.

SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO ESCLARECE TESTES DA COVID 19

Resultado de imagem para nota de esclarecimento  veranópolis

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Veranópolis vem a público esclarecer que a testagens realizadas na Unidade de Triagem Respiratória na segunda (01/02), terça (02/02) e quarta-feira (03/02/2021) apresentaram POSSÍVEIS SUSPEITAS NOS RESULTADOS POSITIVOS. Em razão disso, a SMS informa que os pacientes que testarem POSITIVO nas datas citadas acima deverão aguardar o contato telefônico de profissionais da Secretaria da Saúde, através da Unidade Sentinela, para agendar a retestagem. Importante reforçar que, conforme a data de início dos sintomas, existem diferentes indicações de metodologia para retestagem. Por esse motivo, a Secretaria da Saúde solicita que os pacientes não se desloquem até a Unidade Sentinela sem contato prévio, caso contrário poderá gerar aglomerações e prejuízos no fluxo de atendimento. Nesse momento, é imprescindível que os pacientes que testaram positivo não deixem de respeitar a orientação e indicação médica de isolamento domiciliar. Tal conduta, se não observada, poderá colocar a comunidade em risco. Desde o início do contexto pandêmico, a Secretaria da Saúde de Veranópolis, de forma ética, transparente e comprometida com o bem estar dos veranenses vem se esforçando e buscando estratégias para assegurar atendimento digno e de qualidade a todos. Logo que percebido o equívoco, a SMS se mobilizou para buscar alternativas para corrigi-lo, mudando a metodologia das testagens aplicadas, a fim de garantir a segurança e eficácia no resultado. Para tanto se abriu processo para averiguação das condutas e testagens realizadas nesse período de 01 a 03 de fevereiro. A Prefeitura de Veranópolis, por meio da Secretaria da Saúde, pede sinceras desculpa pelo ocorrido e se coloca à disposição para esclarecimentos. PARA DÚVIDAS E INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO PELOS TELEFONES: • Setor de Vigilância Epidemiológica: (54) 3441-1458 • Unidade de Triagem Respiratória: (54) 9 9104-4237

“BRASIL NÃO AGUENTARIA MAIS UM IMEACHMENT”, LUIZ FUX

Resultado de imagem para LUIZ FUX

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, afirmou ser contrário ao impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro. Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, ele afirmou que o Brasil não aguenta um terceiro processo como esse. De acordo com ministro, o impeachment é um processo político que não passa pelo Supremo. “Mas, em uma pós-pandemia, em que o país precisa se reerguer economicamente, atrair investidores e consolidar a nossa democracia, eu acho que seria um desastre. O Brasil não aguenta três impeachments”. Em 2016, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi retirada da Presidência pelo Congresso. Em 1992, Fernando Collor (na época no PRN) foi o primeiro a sofrer impeachment. Fux também minimizou a declaração de Bolsonaro de que o país teria problemas ainda maiores que os que foram vistos nos Estados Unidos, com a invasão do Capitólio, caso não adotasse o voto impresso. “Eu não acredito que ocorra 10% do que aconteceu nos Estados Unidos. Uma minoria inexpressiva não vai ter apoio. Absolutamente, não. Em conversas espontâneas, os generais têm uma posição muito firme de que a democracia brasileira não pode sofrer nenhum tipo de moléstia. Todos eles.” Fux descartou qualquer chance de adoção da impressão das escolhas dos eleitores. “Eu acho o voto impresso uma coisa muito antiquada, completamente desnecessária, porque as urnas são superseguras. E o voto impresso gera uma despesa bilionária para o Brasil. A palavra do Supremo está dada (contra o voto impresso). Uma despesa bilionária, depois da decisão do Supremo, é inaceitável. Não tem sentido.”

NA 40ª RODADA DISTANCIAMENTO CONTROLADO RS TEM 13 REGIÕES EM VERMELHO

O governo do Estado recebeu, até as 6h de domingo (7/2) – prazo máximo para o envio de recursos –, dois pedidos de reconsideração ao mapa preliminar do Distanciamento Controlado. As solicitações nesta 40ª rodada foram encaminhadas por associações de regiões que estão classificadas em bandeira vermelha e pedem mudança para laranja. Na semana em que completa nove meses, o modelo de Distanciamento Controlado, lançado no dia 10 de maio de 2020, indica que a maioria das regiões está com alto risco para esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de propagação do vírus no mapa preliminar da 40ª rodada. Divulgada na sexta-feira (5/2), a classificação prévia traz 13 regiões em bandeira vermelha – duas a mais do que na rodada anterior. As outras oito regiões receberam bandeira laranja. Em bandeira vermelha – duas a mais do que na rodada anterior. São elas Canoas, Cruz Alta, Ijuí, Novo Hamburgo, Taquara, Capão da Canoa, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa e Santo Ângelo. As outras oito regiões receberam bandeira laranja: Cachoeira do Sul, Erechim, Lajeado, Uruguaiana, Bagé, Caxias do Sul, Guaíba e Pelotas. Os pedidos de reconsideração serão analisados pelo Gabinete de Crise, e a divulgação do mapa definitivo ocorrerá no portal de notícias do governo do Estado às 16h30min de segunda-feira.

IPVA COM DESCONTO EM FEVEREIRO

Resultado de imagem para IPVA RS DESCONTO

Quem optar pelo pagamento do IPVA 2021 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) antecipado ainda no mês de fevereiro terá economia no bolso. A quitação do tributo até 26 de fevereiro pode garantir descontos de até 21,60%. Para a soma dos benefícios máximos é preciso levar em conta os 2% de redução pela antecipação, além dos descontos de Bom Motorista (15% para três anos sem infrações de trânsito) e Bom Cidadão (5% para 150 ou mais notas fiscais com CPF). O tributo pode ser quitado em qualquer agência, pontos de atendimento ou via home banking (internet) dos bancos Banrisul, Bradesco, Sicredi e Santander. É possível também fazer o pagamento nas agências lotéricas da Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil (no BB, o pagamento é somente para clientes). A taxa de licenciamento e multas podem ser pagas separadamente do IPVA, sendo que o proprietário deve estar atento às datas de vencimento de cada uma das obrigações. Para quitar o IPVA, o proprietário precisa apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou a placa e o Renavam do veículo. Os dados relativos ao veículo como o valor do IPVA, multa e pendências podem ser acessados no site www.ipva.rs.gov.br ou por meio do aplicativo do tributo (IPVA RS) disponível gratuitamente para dispositivos móveis nas lojas App Store e Google Play. Segunda parcela do tributo – Os proprietários de veículos que optaram pelo parcelamento do IPVA 2021 em três vezes (e realizaram o pagamento da primeira parcela no mês de janeiro) também devem fazer a quitação da segunda cota até o dia 26 de fevereiro. Essa parcela garantirá um desconto de 2% no pagamento. A terceira parcela, com desconto de 1%, deverá ser quitada no mês de março, até o dia 31. O pagamento deve ser realizado nos mesmos bancos citados acima, porém a opção de parcelamento não está disponível nas agências lotéricas da Caixa Econômica Federal, sendo possível apenas nos sistemas dos bancos

HOJE TEM COLETA DE LIXO ELETRÔNICO

Hoje, dia 08 de fevereiro, acontece mais uma ação de coleta de equipamentos eletrônicos no município de Veranópolis. Neste dia, as pessoas que possuem equipamentos elétricos ou eletrônicos, estragados ou obsoletos, podem realizar o descarte correto dos mesmos. Haverá um caminhão nas proximidades da Gruta Nossa Senhora de Lourdes (Rua São Francisco de Assis) a partir das 10 horas, para recolher computadores, teclados, mouses, impressoras, notebooks, aparelhos de DVD, vídeo game, videocassete, câmera fotográfica, controle remoto, televisores, telefonia em geral, geladeira, fogão, ar condicionado, microondas, entre outros. Essa é uma atividade da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Veranópolis em parceria com o CISGA.

Comentários