PRESIDENTES ELEITOS NO SENADO E CÂMARA DOS DEPUTADOS FIRMAM DOCUMENTO ÚNICO E SE APRESENTAM AO PRESIDENTE DA REÚBLICA

Os novos presidentes da Câmara e do Senado fizeram na manhã desta quarta-feira um ato simbólico para marcar o início de seus trabalhos à frente do Congresso Nacional. O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) e o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) assinaram uma declaração conjunta, uma espécie de carta de intenções dos dois recém-eleitos pelos parlamentares para o mandato até o início de 2023. Pacheco, em entrevista coletiva, afirmou que entre as prioridades do Parlamento estão o combate à pandemia de Covid-19, além da reforma administrativa, a PEC de ajuste fiscal e a PEC do Pacto Federativo. “Há hoje o início de uma caminhada em conjunto do Senado e da Câmara para resolver os problemas do Brasil.”  Os dois novos presidentes se comprometeram com os seguintes pontos em relação ao combate à pandemia: liderar formas legais para tornar mais ágeis o acesso às vacinas aos brasileiros, construir os processos legais para tornar mais ágil o processo de licenciamento de vacinas, assegurar que todos os recursos para liberação de vacinas estejam disponíveis para uso na campanha de imunização.  Lira, que falou após o presidente do Senado, enfatizou a necessidade de se buscar avançar com as reformas e a importância da harmonia entre todos os poderes. O documento será entregue agora ao presidente da República, Jair Bolsonaro. Na sequência, Arthur Lira tem reunião marcada inicialmente às 9h30 com Bolsonaro. Também está prevista para hoje a eleição da Mesa Diretora da Câmara, às 10h. Segundo Lira, houve pacificação em relação à participação dos grupos na divisão dos cargos. “Isso deve ajudar a construção do entendimento. Sempre trataremos por maioria da Casa e nada de decisões isoladas”, afirmou na terça-feira. Nesta tarde está prevista ainda a cerimônia de abertura do ano legislativo, que deve contar com a presença de Bolsonaro. 

CHEGA HOJE AVIÃO COM INSUMO PARA A PRODUÇÃO CERCA DE 9 MILHÕES DE DOSSE DA CORONAVAC

5 fatos sobre a CoronaVac, a vacina da China testada no Brasil | Exame

O governo do Estado de São Paulo aguarda para as 23h30 desta quarta-feira, 3, a chegada de um voo da China que traz 5,4 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção da vacina Coronavac pelo Instituto Butantan. O volume é suficiente para a produção de 8,6 milhões de doses do imunizante, segundo o governo paulista. Esse será o primeiro lote de IFA recebido pelo Butantan em 2021. O avião, que deixou Pequim às 21h30 (de Brasília) desta terça-feira, 2, vai pousar no aeroporto de Viracopos, em Campinas. Segundo o instituto, os imunizantes produzidos com esses insumos serão entregues ao Ministério da Saúde a partir do próximo dia 25. O Butantan aguarda uma nova carga de 5,6 mil litros, suficiente para a fabricação de 8,7 milhões de doses da Coronavac, até o próximo dia 10. Com as duas remessas de matéria-prima, o instituto diz que será capaz de produzir até 600 mil doses diárias do imunizante.

VACINA DA ASTRAZENECA/OXFORD É CAPAZ DE REDUZIR TRANSMISSÃO DA COVID 19

Fotos de Astrazeneca, imagem para Astrazeneca ✓ Melhores imagens |  Depositphotos®

A vacina de Oxford, desenvolvida pelo laboratório sueco-britânico AstraZeneca, tem a capacidade de diminuir em 67% a transmissão do novo coronavírus entre seres humanos, de acordo com um estudo preliminar divulgado nesta quarta-feira (3).  A pesquisa foi feita por cientistas da própria Universidade de Oxford. Ainda não foi submetida à revisão  por pares, mas é a primeira a comprovar que o imunizante contra a Covid-19 é capaz de reduzir a transmissão do vírus. Portanto, além de proteger contra os graves sintomas e demais consequências da doença, a aplicação da vacina de Oxford também evita que mais pessoas sejam contaminadas pelo vírus e, assim, colabora para frear o ritmo da pandemia pelo mundo. O anúncio reforça a necessidade da vacinação em massa, aponta o jornal The New York Times, que publicou o estudo nesta quarta (3).

BRASIL JA VACINOU QUASE 2,5 MILHÕES

Vacina contra gripe estará disponível no CURA - CURA

O número de pessoas vacinadas contra a covid-19 no Brasil chegou nesta terça-feira, 2, a 2.496.159, de acordo com dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias estaduais de saúde. Nas últimas 24 horas, 23 Estados informaram dados atualizados. O balanço leva em consideração registros repassados por um total 25 Estados e o Distrito Federal. Já são mais de 2,4 milhões de pessoas vacinadas no Brasil e isso representar menos de 1,18% da população total. Se levar em consideração apenas as pessoas maiores de 18 anos, isso representa 1,55%. Outro dado que o consórcio apresenta é que a vacinação corresponde a 28,23 das doses disponíveis no momento. O maior número de vacinados pertence a São Paulo, que começou a aplicação das doses no último dia 17. Até agora, o Estado imunizou 509.181 pessoas. No Rio de Janeiro, o número é de 172.131 imunizados enquanto na Bahia foram vacinadas 217.680 pessoas.

FGTAS/SINE OFERECEM VAGAS DE EMPREGO

As Agências FGTAS/Sine oferecem 5.252 vagas de trabalho. Desse total, 64% não exigem experiência e 25% também não exigem escolaridade. Para se candidatar às oportunidades, basta acessar o aplicativo Sine Fácil ou comparecer à Agência FGTAS/Sine mais próxima. Os endereços e horários de funcionamento das unidades estão disponíveis no site. As ocupações com os maiores números de vagas abertas são: alimentador de linha de produção (718), soldador (186), supervisor de exploração agrícola (164), operador de caixa (158) e pedreiro (152). Com relação à escolaridade, 27% das vagas exigem Ensino Fundamental completo e 20,6%, Médio completo. No que tange ao setor econômico, 38% pertencem à indústria; 23%, ao setor de serviços; 17%, ao comércio; 12%, à construção e 4,6%, à agropecuária. A remuneração de 44,7% das vagas varia de 1,5 a 2 salários mínimos; 19,8%, de 2 a 3 salários mínimos e 9%, de 1 a 1,5 salários mínimos. As Agências FGTAS/Sine com os maiores números de oportunidades são Caxias do Sul (478), Capão da Canoa (344), Garibaldi (270), Pelotas (250) e Erechim (192). Já na Região Metropolitana de Porto Alegre há 816 vagas de emprego abertas. As ocupações com os maiores quantitativos de vagas são: vendedor pracista (70), operador de empilhadeira (53), pedreiro (51), costureiro na confecção em série (39), alimentador de linha de produção (38) e preparador de calçados (29).

DOLAR TEM QUEDA COMO RESUSTADO DA VOTAÇÃO NO CONGRESO NACIONAL

Como converter Dólar para Real online - YouTube

O real teve o melhor desempenho nesta terça-feira, ante o dólar no mercado internacional, considerando 34 moedas mais líquidas, refletindo a vitória do governo nas eleições do Congresso. A avaliação dos participantes do mercado é que o ambiente ficará mais propício para o avanço de reformas. Com isso, a moeda brasileira, que havia sido penalizada nos últimos dias pela piora do risco fiscal, recuperou nesta terça parte das perdas. Operadores relataram ainda a entrada de fluxo externo, o que também ajudou a retirar pressão do câmbio, além do exterior mais favorável, por conta das notícias positivas sobre vacinas contra a Covid-19 e perspectiva de aprovação de novo pacote fiscal nos Estados Unidos. No fechamento, o dólar à vista encerrou o dia em baixa de 1,74%, cotado em R$ 5,3548. No mercado futuro, o dólar para março caiu 1,20%, a R$ 5,3705. “A impressão é que chegamos a um momento mais positivo para reformas”, afirma o estrategista-chefe e gestor de moedas da Infinity Asset, Otávio Aidar, ao comentar as vitórias do deputado Arthur Lira (PP-AL) para comandar a Câmara e Rodrigo Pacheco (DEM-MG) para o Senado. Para Aidar, aparentemente, há agora um alinhamento de interesses mais claro e mais direto entre o governo e o Congresso.

AUMENTA A PRODUÇÃO DE PETRÓLEO NO BRASIL

Produção de petróleo deve triplicar até 2020, prevê EPE | VEJA

A produção de petróleo no Brasil cresceu 5,5% em 2020, segundo o Boletim Mensal de Produção de Petróleo e Gás, divulgado hoje (2) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Desde 2016, a alta acumulada chega a 17,1%. A publicação também informa que a produção de gás natural aumentou 4,1% em relação a 2019, e que, desde 2016, subiu 23,1%. O boletim divulgado hoje pela ANP traz dados sobre o mês de dezembro e consolida as informações sobre o ano de 2020. A produção média de petróleo no país chegou a 2,94 milhões de barris por dia em 2020, enquanto a de gás natural atingiu 127 milhões de metros cúbicos por dia. Em 2016, o país produzia em média 2,509 milhões de barris de petróleo e 104 milhões de metros cúbicos de gás. O Rio de Janeiro respondeu por 79,3% da produção nacional de petróleo e 55,8% da de gás natural, os maiores percentuais desde 2016. Naquele ano, 66,9% do petróleo e 43,8% dos gás natural do país saíam do Rio.  São Paulo tem a segunda maior fatia nos dois casos, com 9,1% para o petróleo e 15% para o gás. Em termos percentuais, a produção paulista perdeu espaço em relação a 2016, quando respondia por 11,2% do petróleo e 15,4% do gás. Depois de ter assumido a liderança em 2018, a Bacia de Santos ampliou sua vantagem em 2020, quando chegou a 66% da produção de petróleo e 67,3% da produção de gás do país. Ainda segundo dados do último mês do ano passado, a produção brasileira veio principalmente dos campos marítimos, responsáveis por 96,7% dos petróleo e 81,5% do gás natural produzidos no país.  Segundo a ANP, 2,8% da produção brasileira de petróleo em dezembro é considerada óleo leve, 91,3% é de óleo médio e 5,9%, de óleo pesado.

SEC DO MUNICÍPIO ALERTA OS PAIS PARA MATRÍCULAS

Toda criança a partir dos 4 anos deve estar na escola. Em 2013 houve uma alteração na LDB através da Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013, de acordo com o Ministério da Educação, antecipando a entrada das crianças na escola com 4 anos de idade. “Art. 6° – É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 (quatro) anos de idade”. Com a alteração da lei cabe salientar que, de uma maneira geral, as crianças podem se beneficiar mais com as experiências enriquecedoras oferecidas na escola, do que exclusivamente as oferecidas em casa. Fique atento! Se seu filho(a) completar 4 anos procure a Central de Vagas na Secretaria de Educação e faça a inscrição.

HOJE TEM MEGA SENA ACUMULADA

Mega-Sena acumula e prêmio sobe para R$ 13,5 milhões | VEJA

Nesta quarta-feira (3) , a Mega-Sena vai sortear um prêmio de R$ 25 milhões. O evento será realizado às 20h, no Espaço Caixa de Loterias. Além disso, será transmitido através do canal da Caixa no Youtube. No concurso anterior, nenhum apostador conseguiu acertar as seis dezenas e por isso o prêmio acumulou. Na ocasião, os números sorteados foram os seguintes: 16 – 21 – 28 – 41 – 49 – 51. No mesmo concurso, 24 apostadores fizeram a quina e cada um vai receber R$ R$ 93.309,21. Como apostar no concurso da Mega-Sena? Para participar do concurso que acontece amanhã, o usuário precisa registrar a aposta até as 19h. As apostas podem ser feitas presencialmente (unidades lotéricas) ou de forma online, pelo site ou aplicativo. Vale ressaltar que o app é gratuito e o download pode ser feito nas lojas Google Play Store ou Apple Store.

Comentários