ARTHUR LIRA É ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Com apoio de Bolsonaro, Lira lança candidatura à presidência da Câmara | A  Gazeta

Apoiado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e líder do Centrão, Arthur Lira, do PP, foi eleito o presidente da Câmara dos Deputados e comandará a casa pelos próximos dois anos. Após uma manhã agitada, com deputados “desembarcando” do bloco do agora ex-presidente Rodrigo Maia, que comandou a sessão, a votação foi finalizada no final da noite desta segunda-feira e Lira garantiu 302 votos da Casa. O candidato de Maia e apoiado por um bloco de partidos contrários à Bolsonaro, Baleia Rossi, recebeu 146 votos e ficou em segundo lugar. A eleição de Lira configura-se numa vitória do presidente da República, Jair Bolsonaro, que fez campanha para que o deputado fosse eleito e combateu Rossi, o candidato de Rodrigo Maia, com quem teve embates públicos durante seu primeiro ano de mandato e também a pandemia da Covid-19. Partidos como o PT e o PDT apoiaram Rossi.  Em seu discurso na tribuna da Câmara, Lira defendeu a coletividade no Legislativo e enviou recados para Maia: “Somos representantes de mais de 51 milhões de brasileiros. Tendo em vista a representatividade desse plenário, coloquei desde o início a nova funcionalidade dessa Casa. 51 milhões não podem ser da vontade de um só deputado. A Câmara não pode ser do eu, e sim do nós. Por acaso nessa Casa há um trono? Tudo nessa Casa é coletivo. Em respeito à colegialidade temos que dar voz a todas as deputadas e deputados. Temos que devolver o plenário da Câmara dos Deputados. Ao presidente não cabe falar, cabe ouvir, de forma neutra, menos eu e mais nós. Não é à toa que o regimento definiu que quem ocupa a presidência não pode votar. A presidência não pode falar pela Casa”.

RODRIGO PACHECO ASSUME O SENADO

Rodrigo Pacheco, do DEM, é eleito presidente do Senado com apoio de  Bolsonaro e dez partidos | Política | G1

Em seu primeiro discurso após assumir a presidência do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que a votação de reformas econômicas que dividem opiniões, como a tributária e a administrativa, deverão ser “enfrentadas com urgência, mas sem atropelos”. O senador foi eleito nesta segunda-feira, 1, novo presidente da Casa por um período de dois anos. Ele recebeu 57 votos contra 21 de sua principal adversária, a senadora Simone Tebet (MDB-MS). Durante seu discurso, ele se comprometeu a reunir líderes semanalmente para construção da pauta de votações, com vaga destinada à bancada feminina. Segundo ele, o ritmo das reformas importantes será sempre definido em conjunto com os líderes e com o plenário da Casa. “Por mais que eu me empenhe pessoalmente, os objetivos a que me comprometi só serão alcançados se puder contar com o apoio de vossas excelências, meus colegas, que fazem o Senado”, disse. Em seu discurso, Pacheco também fez um aceno aos partidos de oposição e prometeu pautar o projeto que cria liderança desses partidos no Senado, para “equilibrar forças do Plenário”. Apesar de ser o candidato do presidente Jair Bolsonaro, Pacheco contou com apoio do PT, da Rede Sustentabilidade e PDT, partidos que têm sido os responsáveis pelas principais ações que levaram o Supremo Tribunal Federal a impor derrotas e enquadrar o governo do presidente da República. Ele também falou em avançar na pauta de combate à corrupção e de temas ligados à segurança pública, como propostas que dão mais capacidade ao Estado para enfrentar a criminalidade. Ainda disse que é necessário elaborar soluções para modernizar a indústria, o agronegócio e o setor de serviços. Ele destacou que para isso é necessário viabilizar uma infraestrutura nacional abrangente e que cabe ao Senado oferecer propostas para geração de empregos.

Oposição anuncia pedido coletivo de impeachment de Bolsonaro

PRESIDENTE BOLSONARO COMPRIMENTA OS ELEITOS NO SENADO E CÂMARA DOS DEPUTADOS

O presidente Jair Bolsonaro parabenizou os novos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), na noite dessa segunda-feira. Após o resultado em cada uma das Casas, Bolsonaro publicou em suas redes sociais duas postagens em que aparece ao lado de Lira e de Pacheco trazendo o resultado das votações.: “Arthur Lira é eleito (302 votos em 513 possíveis), em primeiro turno, para presidir a Câmara para o biênio 2021/22.” e “Em cédula de papel, o Senado Federal elegeu o Senador Rodrigo Pacheco (57 votos de 81 possíveis) para presidir a Casa no biênio 2021/22”.

11 REGIÕES ESTÃO NA BANDEIRA VERMELHA SERRA GAÚCHA CONTINUA EM BANDEIREA LARANJA

O mapa definitivo da 39ª rodada do Distanciamento Controlado colocou 11 regiões em bandeira vermelha e dez em laranja. Os dados foram divulgados pelo governo do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. O Gabinete de Crise negou os recursos enviados pelas áreas de Cachoeira do Sul e Passo Fundo. Com o indeferimento, elas permanecem classificadas com risco alto de esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de contaminação do coronavírus. As regiões em bandeira vermelha são: Porto Alegre, Cachoeira do Sul, Capão da Canoa, Erechim, Lajeado, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo  Angelo e Uruguaiana. Já em bandeira laranja estão as regiões de Bagé, Caxias do Sul, Pelotas, Canoas, Cruz Alta, Guaíba, Ijuí, Novo Hamburgo, Santa Rosa e Taquara. De acordo com o mapa preliminar da 39ª rodada, 305 dos 497 municípios gaúchos estão classificados em bandeira vermelha. Desses, 130 podem adotar protocolos de bandeira laranja porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local. Das 21 regiões, 18 estão em cogestão e podem adotar protocolos próprios, elaborados pelas respectivas associações regionais. Uruguaiana e Santa Maria, são as únicas em bandeira vermelha, nesta rodada, que não aderiram ao sistema e devem seguir os protocolos determinados pelo Estado. As nove regiões classificadas em laranja e participantes do sistema de cogestão podem utilizar protocolos de bandeira amarela, se estiverem previstos e atualizados nos seus planos regionais. Guaíba é a única que não aderiu e, por isso, deve seguir os protocolos estaduais de bandeira laranja. O levantamento completo da 39ª rodada está disponível neste link

Se a Anvisa aprovar, vamos comprar', diz Bolsonaro sobre Sputnik-V

VACINA SPUTNIK V TEM 91,6% DE EFICÁCIA

A vacina russa Sputnik V tem eficácia de 91,6% contra a Covid-19 em suas manifestações sintomáticas, de acordo com uma análise dos testes clínicos publicada nesta terça-feira pela revista médica The Lancet e validada por especialistas independentes. Os resultados preliminares consideram que a vacina, administrada em duas doses, “mostrou uma grande eficácia” e foi bem tolerada pelos voluntários com mais de 18 anos que participaram na última etapa dos testes clínicos. A indicação foi de Inna Dolzhikova, pesquisadora do Centro Nacional Gamaleya da Rússia e coautora do estudo.

PACIENTES DA COVID 19 DO AMAZONAS CHEGAM EM PORTO ALEGRE

Pacientes de Manaus chegam ao RS

O jato C-99 da Força Aérea Brasileira transportando os 17 pacientes de Manaus, capital do Amazonas, infectados por Covid-19 aterrissou às 19h50min desta segunda-feira, no antigo terminal do Porto Alegre Airport – Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.  Um total de 17 ambulâncias estavam na pista para fazer o transporte individual dos enfermos –  14 homens e três mulheres. O número previsto inicialmente era 18, mas houve uma desistência. Nove pessoas foram encaminhadas para o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e outras oito  para o Hospital Universitário, em Canoas. Todos passaram por triagem e ficarão em leitos clínicos,  isolados dos demais portadores de Covid-19 já hospitalizados. No GHC, todos  passaram por atendimento na Emergência, onde foi constatado que não necessitavam de internação em Unidade de Terapia Intensiva. Por conta disso, foram encaminhados para leitos clínicos, em ala  especial. Nesta terça-feira, outros 18 pacientes procedentes de Manaus chegarão ao Estado. Os enfermos, portadores de Covid-19, serão internados no Hospital Regional de Santa Maria. O pedido para que fossem enviados à cidade partiu do Ministério da Saúde, via governo do Estado. O governo do Rio Grande do Sul disponibilizou 50 leitos no Estado para regiões em situação crítica, como aconteceu em Rondônia e Manaus, onde o sistema de saúde entrou em colapso e a falta de cilindros de oxigênio causaria o óbitos dos doentes por falta de ar.  No entanto,  só 18 rondonienses foram transferidos em janeiro. Desta forma, a rede hospitalar gaúcha passará a atender 53 pacientes vindos de fora do RS, contabilizando os 17 manauras que chegaram à capital gaúcha nesta segunda-feira e os 18 que chegarão em Santa Maria nesta terça-feira.

 RETOMADAS AS LINHAS AÉREAS NO INTERIOR DO ESTADO

Primeiro pouso em Caxias do Sul ocorreu por volta de 15h desta segunda-feira

Foram retomados nesta segunda-feira voos comerciais atendendo as cidades de Caxias do Sul, Santo Ângelo e Uruguaiana, com partidas e chegadas operadas pela Azul Linhas Aéreas. Conforme a empresa, todas as atividades seguirão os protocolos de higiene e segurança adotados desde o início da pandemia. Foram retomados os voos entre Santo Ângelo e Porto Alegre, que haviam sido suspensos em abril do ano passado devido ao coronavírus. As operações no aeroporto Rubem Berta, de Uruguaiana, também têm conexão com a capital gaúcha. Assim como as de Santo Ângelo, serão cumpridas três vezes por semana, com aeronaves turboélice ATR 72-600 para 70 passageiros. Já a cidade de Caxias do Sul terá voos quatro vezes por semana para o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), principal centro de conexões da Azul no país, de onde o cliente poderá se conectar para destinos de todas as regiões do Brasil. As ligações entre o aeroporto Hugo Cantergiani e Viracopos serão operadas com aeronaves Embraer E1, para até 118 clientes. O primeiro pouso em Caxias do Sul ocorreu por volta das 15h desta segunda-feira. O avião recebeu o tradicional banho e os passageiros tiveram a recepção por parte da equipe local da companhia aérea. Conforme a Azul, Caxias do Sul, Santo Ângelo e Uruguaiana passarão a ter operações diárias para a capital gaúcha a partir de março. A companhia tem orientado o check-in pelo aplicativo e, para aqueles que precisam despachar a bagagem, sugere o uso das bancadas digitais de autoatendimento, em que o próprio cliente etiqueta o volume sem contato com a tela dos tablets. O serviço de bordo passou a ser realizado ao final do voo, garantindo o uso da máscara durante toda a viagem, e o desembarque é realizado por fileiras, evitando as costumeiras aglomerações no corredor no momento de saída da aeronave.

FIES DIVULGA O RESULTADO DA PRÉ-SELEÇÃO DE BOLSAS

Novo Fies: Saiba tudo antes de fazer a inscrição - Faculdade PIO XII

O resultado da pré-seleção para as cerca de 93 mil bolsas oferecidas por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021 será publicado nesta terça-feira pelo Ministério da Educação (MEC). Os candidatos podem consultar o resultado no site do programa ou na instituição para a qual se inscreveu. Segundo o MEC, serão disponibilizados R$ 500 milhões para as bolsas de financiamento estudantil. Os candidatos pré-selecionados deverão complementar sua inscrição entre os dias 3 e 5 de fevereiro de 2021. De acordo com o MEC, os candidatos não selecionados integrarão uma lista de espera, podendo ser convocados a qualquer momento, entre os dias 3 de fevereiro e 18 de março. A seleção para o Fies é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na edição deste ano, pode participar quem fez o Enem entre 2010 e 2019, obteve média acima de 450 e não zerou a redação. As notas de 2020 não poderão ser utilizadas devido ao adiamento das provas, que foram aplicadas somente em janeiro de 2021. Outro pré-requisito é ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos. Criado em 1999, o Fies tem como meta facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas. O programa é ofertado em duas modalidades desde 2018, por meio do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). O primeiro é operado pelo governo federal, com juros zero, para estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. O percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino. Já o P-Fies tem regras específicas e funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros.

PREFEITURA ALERTA PARA O CADASTRAMENTO PARA OBTENÇÃO DE PASSAGEM ESCOLAR

– A Secretaria de Educação, Esportes, Lazer e Juventude de Veranópolis comunica aos alunos que utilizam o transporte escolar da empresa São Bento Transportes, que devem passar no Setor de Transporte Escolar da Secretaria Municipal (junto ao prédio do Seminário Seráfico São José), a partir do dia 03 de fevereiro, para realizar o cadastro. É necessário apresentar os seguintes documentos: comprovante de matrícula da escola, identidade, CPF e comprovante de residência atualizado. Maiores informações, podem ser esclarecidas pelo seguinte contato (54) 3441-5786.

APAE RECEBE VERBA DO PODER EXECUTIVO

Para iniciar a semana curtam o vídeo... - APAE Veranópolis

Por meio da Secretaria Municipal de Governo, a Prefeitura de Veranópolis, destinou, no início de 2021, através de recursos próprios do município, o repasse de verbas para auxiliar entidades que prestam importantes serviços à comunidade veranense. Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Veranópolis – APAE, receberá o valor de R$ 488.000,00 (quatrocentos e oitenta e oito mil reais). A verba é destinada para o atendimento especializado e despesas com transporte aos alunos e pacientes com necessidades especiais da APAE de Veranópolis, para o ano de 2021.

Comentários