BARSIL E VACIANS

Pazuello diz que Brasil tem 354 milhões de doses asseguradas de vacina  contra Covid-19

Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, realizou um pronunciamento em rede nacional nesta quarta-feira e afirmou que o Brasil soma 354 milhões de doses asseguradas de vacina para a Covid-19. O chefe da pasta reiterou que a imunização será gratuita e não obrigatória. Segundo ele, é possível começar ainda em janeiro.  “O Ministério da Saúde está estruturado financeiramente e logisticamente para organizar o plano de imunização”, defendeu o ministro, alegando que o país tem 60 milhões de seringas em estados e municípios, um número suficiente para começar a vacinação ainda neste mês, na avaliação de Pazuello. “Iremos receber também da Organização Panamericana de Saúde mais oito milhões de seringas e solicitamos mais para a Abimo, Associação dos Produtores de Seringa”, reiterou. O ministro também garantiu que o país já tem 354 milhões de doses asseguradas. “São 254 milhões pela FioCruz, com a AstraZeneca e BioTech, e mais 100 milhões pelo Butantan com a Sinovac”. “Seguimos negociando com a Gamaleya, Jannsen, Pfizer, a Barat Biotech e a Moderna para garantirmos mais doses”.  Com relação ao fabrico de agulhas e seringas o Brasil é um dos poucos países do mundo que tem três fábricas destes produtos, o que assegura o ministro “também isso não nos vai faltar” e tão logo haja uma estabilização no mercado internacional, o governo fará a compras pretendidas.

MEDIDA PROVISÓRIA DO GOVERNO FACILITA A AQUISIÇÃO DE VACINAS

File:2020-03-24 Pronunciamento do Presidente da República, Jair Bolsonaro  em Rede Nacional de Rádio e Televisão - 49695919452 (cropped 2).jpg -  Wikipedia

O governo publicou, na madrugada de quarta-feira para quinta-feira, decisão que facilita a importação de insumos e vacinas contra a Covid-19. O presidente Jair Bolsonaro editou MP (medida provisória) que permite a compra sem precisar passar pelo processo de licitação e pela autorização para uso emergencial da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A decisão consta em edição extra do DOU (Diário Oficial da União). As medidas visam acelerar e simplificar o processo de importação de imunizantes em meio à pandemia do novo coronavírus. O texto editado por Bolsonaro permite que o governo possa pagar de forma antecipada a compra de vacinas. No entanto, a MP estabelece que a Anvisa só poderá conceder a autorização excepcional e temporária pela importação de qualquer vacina se o imunizante em questão tiver recebido o aval das autoridades sanitárias de países como Estados Unidos, Japão, China, União Europeia e Reino Unido. “O Brasil é o único país da América Latina que tem três laboratórios produzindo vacinas. Ou seja, seremos também exportadores de vacina para a nossa região muito em breve”.

Novena e Bênção da Vindima

121ª EDIÇÃO DO SANTUÁRIO DE NSA. SENHORA DO CARAVAGGIO

Gastronomia - Farroupilha - RS - Guia do Turismo Brasil

Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, divulgou a agenda da Romaria Votiva para este ano. A 121ª edição tem como lema  “Curar a Vida e Cuidar da Criação”, em alusão aos reflexos trazidos pela pandemia. Segundo a organização, trata-se de um convite aos fiéis para que orem por graças, cuidado e proteção. As primeiras ações começam ainda neste mês, com as missas celebradas no santuário e transmitidas via Facebook, Instagram e YouTube.  O Dia Festivo se dá em 2 de fevereiro e reúne exposição dos produtos ofertados pelos agricultores, missa solene, bênção e procissão, além de um almoço. A romaria ou festa votiva surgiu como forma de agradecimento dos paroquianos à Nossa Senhora pela graça de uma chuva alcançada após um período de seis meses de estiagem. Segundo informações do santuário, uma procissão foi realizada em 2 de fevereiro de 1899. No mesmo dia, segundo o relato, ocorreu uma chuva torrencial, marcando a data da romaria e oficializando o voto de ser feita todos os anos, em fevereiro, uma festa de agradecimento à Santa.

Confira a programação completa da festa para 2021: https://youtu.be/sSSW7G9lkZU

Missas celebradas no Santuário – às 20 horas

24/01 – Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio
25/01 – Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Pinto Bandeira)
26/01 – Paróquia Santo Antônio (Forqueta)
27/01 – Paróquia São Marcos
28/01 – Paróquia São Pedro e São Paulo (Nova Roma do Sul)
29/01 – Paróquia Sagrado Coração de Jesus
30/01 – Paróquia Santa Cruz (Nova Milano)
31/01 – Paróquia Jesus Ressuscitado
01/02 – Paróquia Jesus Bom Pastor

Dia Festivo – 02 de Fevereiro

Exposição dos produtos ofertados pelos agricultores

10h30min – Santa Missa Solene, seguida de procissão e benção das máquinas agrícolas
12h30min – Almoço festivo
15h – Santa Missa
17h – Santa Missa
18h – Santo Terço

GAFANHOTO “MILITAR” É VISTO NO RGS

Gafanhotos soldados são encontrados em bairro de Santiago - Nova Pauta
Piora da praga de gafanhotos leva ONU a pedir mais fundos para apoiar  milhões de afetados na África | Jornal Grande Bahia (JGB)

A Defesa Civil do município de Santiago foi acionada nesta quarta-feira, dia 6, para verificar uma ocorrência de gafanhotos nas proximidades de uma residência no bairro São Vicente. A moradora Terezinha Macedo notou a presença de uma quantidade expressiva de insetos no mato ao lado e relacionou o fato com as notícias que ouviu sobre a proximidade de nuvens de gafanhotos na fronteira da Argentina com o Rio Grande do Sul. “Nunca tinha visto desses por aqui. São diferentes”, relatou a moradora. Respeitando os protocolos desse tipo de ocorrência, o coordenador da Defesa Civil, Paulo Acosta, buscou orientação da Inspetoria Veterinária do Estado, que foi fazer a verificação.  Conforme a técnica Elizandra Pavanelo, os insetos que aterrissaram por lá são gafanhotos soldados, chamados assim por causa de sua coloração ‘estilo militar’. “A espécie não é a mesma encontrada na Argentina no ano passado. 

Motociclista que morreu em acidente entre cinco motos é velado em Leme |  São Carlos e Araraquara | G1

MOTOCICLISTAS: A MAIORIA DOS MOTORISTAS MORTOS ESTVAM SEM HABILITAÇÃO

Um estudo realizado pelo DetranRS sobre acidentes de trânsito com mortes em 2019 apontou que 27,7% dos motociclistas envolvidos não tinham Carteira Nacional de Habilitação. Entre os motoristas de quatro rodas, o índice foi de 8,3%. Passaram por análise 1.471 acidentes fatais, com 1.617 mortos e 1.888 condutores e motociclistas envolvidos, ativamente ou não, nos acidentes. Pelo menos 249 pessoas (13%) que conduziam veículo automotor no momento do acidente não passaram por um processo de primeira habilitação, com aulas teóricas e práticas. Os dados apurados pelo DetranRS alertam para a importância do processo de formação de motoristas. “Não ter a formação adequada é um fator de risco altíssimo, principalmente para motociclistas. A habilitação com um instrutor qualificado em um Centro de Formação de Condutores é crucial na prevenção de acidentes. Precisamos agir para trazer esses motociclistas para dentro do sistema de trânsito”, avalia o diretor-geral do DetranRS, Enio Bacci. A partir da análise dos índices de condutores e motociclistas não habilitados envolvidos em acidentes fatais no Rio Grande do Sul em 2019, o DetranRS buscou identificar onde o problema estava mais concentrado.

APÓS INVASÃO DO CONGRESSO SENADO RECONHECE VITÓRIA DE JOE BIDEN

Ao Vivo - Veja as últimas notícias sobre a invasão do Capitólio
Invasão do Congresso americano por seguidores de Trump

O Senado dos Estados Unidos voltou a se reunir nesta quarta-feira e retomou o processo de certificação da vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais, depois que uma multidão invadiu o prédio do Congresso em protesto contra a derrota do presidente Donald Trump. “Ao nos reunirmos novamente nesta câmara, o mundo voltará a ser testemunha da resiliência e força da nossa democracia”, disse o vice-presidente Mike Pence ao retomar a sessão. “Para aqueles que causaram estragos em nosso Capitólio hoje, vocês não venceram. A violência nunca vence, a liberdade vence”, assinalou. “E esta ainda é a casa do povo.

Biden diz que invasão é insurreição e pede a Trump para acabar com  violência - Mundo - Jornal NH

FERIDOS E MORTOS – Ao menos quatro pessoas morreram durante a invasão do Congresso dos Estados Unidos por apoiadores do presidente Donald Trump nessa quarta-feira (6), enquanto os parlamentares realizavam a sessão de ratificação da vitória de Joe Biden nas eleições. Durante o dia, ocorreu a morte de uma manifestante baleada por agentes de segurança na sede do Legislativo americano. Ela foi socorrida e levada ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. O chefe do departamento de polícia de Washington, Robert J. Contee, afirmou que outras três mortes (dois homens e uma mulher) foram registradas nos arredores do Capitólio. Ele disse que esses óbitos decorreram de “emergências médicas”, sem oferecer mais detalhes. As identidades das quatro pessoas não foram reveladas. Ainda segundo Contee, ao menos 14 policiais ficaram feridos, um deles em situação grave, durante os confrontos no Congresso. Ele também informou que 52 pessoas foram presas, 47 delas por desrespeitar o toque de recolher em vigor desde as 18h locais (20h em Brasília). Não há detalhes sobre as circunstâncias em que a primeira mulher foi atingida. Segundo a CNN, a vítima foi baleada no peito. Imagens em redes sociais mostram uma mulher sendo socorrida no chão de um dos ambientes internos do Congresso.

Comentários