CÂMARA VOTA HOJE ALTERAÇÃO DO CTB

O projeto que altera itens do Código de Trânsito Brasileiro (PL 3267/19) volta à Câmara nesta segunda-feira. Aprovado em junho pela Casa depois de um ano de discussões, ele teve pontos modificados no Senado e, por isso, precisa de nova avaliação dos deputados federais. É nesse projeto que ficou estabelecido, com aprovação nos dois plenários, que a carteira de motorista passa a ter validade de 10 anos, mas somente para os condutores com até 50 anos de idade. A regra geral era de 5 anos. Também ficou definido que para perder o documento a pontuação pode variar de 20 pontos (como é hoje) a 40, se a maior parte das infrações for leve ou média. O uso obrigatório das cadeirinhas infantis também passou nas duas Casas, mas no Senado ganhou mais detalhes, exigindo-se adequações ao peso e à altura das crianças com até 10 anos de idade. É um dos temas a ser discutido pelos deputados. Outro é a possibilidade de prisão para motoristas embriagados que provoquem acidentes graves. O texto aprovado em junho na Câmara previa penas alternativas à perda da liberdade. Os senadores também incluíram como infração grave, punida com multa, o ato de transportar ou manter embalagem não lacrada de bebida alcoólica no veículo em movimento, exceto no porta-malas ou no bagageiro.

Estátua do Laçador em Porto Alegre ganha máscara

A estátua do Laçador, localizada na zona Norte de Porto Alegre, ganhou nesse domingo uma máscara, item usado para evitar a contaminação contra a Covid-19. Ainda não se sabe quem foi o responsável por colocar o adereço no monumento.  Nesse domingo, o Rio Grande do Sul registrou mais 717 casos e 13 óbitos relacionados à Covid-19. As mortes reportadas mais recentemente ocorreram entre quinta-feira e ontem, conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES). Oficialmente, total de óbitos sobe, com isso, para 4.384. Em Porto Alegre, morreram ao menos 925 pessoas. Com 315 pacientes confirmados com o novo coronavírus em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em hospitais de Porto Alegre, a semana se inicia com alta de 5% das internações em relação a sexta-feira, quando havia 300 casos confirmados nas UTIs.

SECRETARIA FAZ CONCURSO SOBRE EXPOINTER DIGITAL

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) divulgou nesta segunda-feira o Regulamento da Comissão de Avaliação do Concurso para Prêmio de Pintura Artística e Escultura-Símbolo sobre o Tema “Agricultura, pecuária e desenvolvimento rural” . O resultado do concurso será divulgado durante a Expointer Digital 2020, com transmissão ela plataforma oficial do evento. Formam a comissão de avaliação Cesar Oliveira, Fernando Soares Witt, Felipe Constantin, Sandro Ka e Vera Pelin e a organização da comissão de avaliação. O grupo terá acesso às obras sem identificação de autoria, em conjunto com os respectivos memoriais descritivos, no período de 21 a 25 de setembro. 

DATA FARROUPILHA EM TEMPO DE PANDEMIA

Em todo o estado do Rio Grande do Sul, tradicionalmente a data é comemorada com desfiles, acampamentos, apresentações artísticas e outros eventos nos quais a cultura gaúcha é exaltada. Neste ano, por conta da pandemia, as comemorações foram feitas de forma online. A Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, promoveu a Semana Farroupilha Virtual – Orgulho de Ser Gaúcho, com lives de artistas tradicionalistas.

HOJE TGEM FGTS EMERGENCIAL

A Caixa libera o pagamento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) emergencial para os nascidos em dezembro nesta segunda-feira. O valor será depositado em uma poupança digital gratuita criada pela instituição e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem para o pagamento de contas, boletos e compras. Quem preferir sacar o dinheiro em espécie ou transferir para outra conta corrente vai precisar esperar até o dia 14 de novembro. A Caixa determinou duas datas para cada etapa para evitar aglomerações nas agências bancárias.  Como consultar valor do saque – O valor máximo do saque é de R$ 1.045, mas varia de acordo com o saldo total que a pessoa tem no fundo. A consulta ao benefício está disponível pelo app FGTS (Android e iOS), pelo internet banking da Caixa, pelo site oficial e pelo telefone 111. É possível checar o valor disponível e qual a data de disponibilização do FGTS. Quem não quiser realizar o saque deve informar pelo aplicativo do FGTS com pelo menos 10 dias de antecedência da data prevista do crédito. Também é possível solicitar o desfazimento do crédito depois do depósito. Neste caso, o valor volta para a conta do FGTS do beneficiário. Além disso, se a poupança social digital não sofrer movimentação até o dia 30 de novembro, os valores retornarão à conta FGTS do trabalhador, devidamente corrigidos.

Comentários