Expo Prata reúne professores para formação

A Expo Prata realizou na noite da última sexta-feira, dia 01 de julho, um trabalho de preparação aos professores de Nova Prata. O ato ocorreu no Auditório do Centro Empresarial e foi ministrado pela professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Eliana Gasparini Xerri. O objetivo do encontro foi preparar os professores para a temática da Expo Prata que destacará as etnias que formaram Nova Prata. A partir disso, os profissionais desenvolverão atividades nas salas de aula, envolvendo toda a comunidade no evento que ocorrerá de 11 a 15 de novembro.
O tema da Expo Prata será ?A Força das Etnias ? Feira Comercial, Industrial, Gastronômica e Cultural?.
Segundo a presidente do evento, Miriam Luiza Perin Cherubini, muitas foram as etnias que colonizaram o município e o encontro serviu para os professores buscarem coisas diferentes e criatividade para aplicarem em sala de aula.
Para a professora Eliana, a Expo Prata será uma oportunidade de homenagear e entender melhor o processo de formação étnica e cultural da cidade. ?Será o momento de pensar Nova Prata como município de acolhimento, desde o passado até os dias de hoje. A continuidade histórica que iniciou no século XIX e que hoje se faz presente na chegada de senegaleses, haitianos, caingangues e mestiços, dentre outros?, reforça.
Eliana ainda destaca que, antes mesmo da imigração, na região já estavam estabelecidos os índios coroados. Eles foram os primeiros a manterem contato com outros colonizadores. ?Entende-se por etnias, um grupo que tem o mesmo hábito, mesmos costumes, incluindo a língua (forma de falar), tem características próprias e uniformidade cultural?, destaca.
Durante sua fala, a professora ainda abordou detalhes de cada grupo étnico que formou Nova Prata. Fez referência aos italianos, alemães, índios, poloneses, portugueses, espanhóis afrodescendentes e sírio libaneses. ?Quem não conhece a sua história, não se identifica. A gente só gosta do que a gente conhece?, encerrou.
Nesta segunda-feira, dia 04, a partir das 19h30min, também no Auditório do Centro Empresarial, será realizada reunião de lançamento da venda de espaços comerciais. Nesta primeira etapa, será aberta a venda apenas para empresas de Nova Prata.

Fonte: Expo Prata

Comentários

Deixe um comentário