Obra e material bilíngue em evidência na divulgação de festa

A partir desta semana, o material de divulgação da Festa Dela Colònia tomará às ruas de Fagundes Varela e da região. O evento ocorrerá no município de 15 a 24 de julho, com o objetivo de homenagear colonos, agricultores e motoristas, além de promover o resgate de valores e da cultura italiana.
Dentre os principais destaques, na divulgação estão a programação em duas línguas: português e talian e a arte que retrata a obra de Aldo Locatelli.
Segundo a equipe de criação da Agência Plena, criadora do cartaz, a obra retratada no material faz uma homenagem aos imigrantes que chegaram e colonizaram à Serra Gaúcha. A arte foi retirada do mural ?Do Itálico Berço À Nova Pátria Brasileira?. A obra de Locatelli foi inaugurada em 1954, no então Pavilhão da Festa da Uva e, hoje, está disponível na prefeitura de Caxias do Sul. Ao todo são 30,8m de extensão e 2,75m de altura. No cartaz foi utilizada uma parte do painel.
Já a tradução da programação do português para o talian, foi realizada pelo humorista e historiador, Edgar Maróstica.
Programação da Festa
A Festa Dela Colónia terá a seguinte programação:
Dia 15/07 ? Sexta – Dia de Campo – Forrageiras de Inverno. Local: Propriedade de José Binda – sede do município. Realização: Emater/RS – Ascar; Embrapa Clima Temperado. Das 9h às 12h e das 13h30min às 16h.
Dia 15/07 ? (sexta-feira) – Homenagem aos Avós com palestra com Edgar Maróstica e apresentação das escolas, a partir das 14h, no Clube dos Motoristas.
Dia 21/07 ? quinta-feira – Jogos de Integração nas Comunidades, com jogos de bisca, a partir das 19h, na comunidade de Nossa Senhora das Graças.
Dia 22/07 ? sexta-feira – Jogos de Integração nas Comunidades, com jogos de trissete e escova, a partir das 19h, na comunidade de Nossa Senhora do Rosário.
Dia 23/07 ? sábado ? Jantar da Lazanha, a partir das 20h, na comunidade de São Judas Tadeu.
Dia 24/07 ? domingo – Dia festivo, na Praça Bella Vista, a partir das 9h ? Inauguração da Piazza Cittá di Cáneva, junto ao Pórtico; 9h15min ? Saída da passeata junto ao Pórtico e benção dos veículos na Praça Bella Vista; 10h30min ? Missa em italiano celebrada pelo Frei Arlindo Batistello e pelo Padre Vitor Aquiles Cecatto, animada pelo Coral Bella Vista. 11h30min ? Cerimônia de Promulgação da Lei que torna o Talian, língua cooficial do município. 12h ? Merendin na Praça; 13h30min ? Desfile temático musical ?Nos trilhos da história?, com participação do tenor Celso Santos e pianista Maurício Pezzi. 14h30min ? Jogos Coloniais com animação de Maróstica. 17h ? Encerramento e entrega da premiação.
Arte: Agência Plena

Fonte: Fagundes Varela

Comentários

Deixe um comentário