Últimos artigos

Notícias

LA CUCAGNA: Veranópolis une culturas há 140 anos

Veranópolis viverá a partir desta quinta-feira, dia 10 até o próximo domingo, dia 13 de março, o maior evento de valorização da cultura local e regional. A La Cucagna chega a edição de número cinco e promete a valorização e homenagem a quem edificou a cidade no decorrer do último século.

Essa homenagem parte já do slogan ?Imigração: 140 anos unindo culturas?, evidenciando assim, que a cidade prosperou com a união de italianos, poloneses, alemães, africanos e, acima de tudo, brasileiros. Essa miscigenação pode ser conferida pelas ruas da cidade, nos encontros entre amigos, ... Continue lendo

Prefeito encaminha projeto de reajuste no funcionalismo público

Na quinta-feira (03/03), o prefeito Carlos Alberto Spanhol enviou para apreciação, na casa legislativa, o projeto de lei nº 657 de 2016 que fixa Salário de Referência Municipal ? SRM.

O projeto tem por objetivo obter a autorização para conceder reajuste aos servidores municipais em quatro parcelas de 3%, ficando o cronograma da seguinte maneira:

Vigência Valor

A partir de 1º/03/2016 628,76

A partir de 1º/06/2016 647,62

A partir de 1º/10/2016 667,04

A partir de 1º/12/2016 687,05

O aumento total, ao final de 2016, ficará em 12,56%.

A aplicação de tal metodologia de concessão de a... Continue lendo

Município? Ou uma Vila de Flores?

Desde os primórdios de 1920, quando Pinheiro Seco passou a se chamar Vila Flores, a cidade era conhecida como Cidade das Flores, isso se devia muito ao ambiente de acolhida do povo e sua alegria, além da preservação das origens das vias, amplas e altamente floridas.

Este embelezamento sempre ocorreu pelo fato da educação cultural e costumes das etnias alemã, italiana e polonesa que colonizaram a região.

Hoje Vila Flores preserva a cultura, desenvolveu desde 1990 o horto florestal, com estufas que priorizam o desenvolvimento e a qualidade das oito mil mudas que o viveiro possui. Esta pr... Continue lendo

Confira o vencedor de mais um sorteio do Nota Fiscal Gaúcha

O programa municipal CPF na Nota, vinculado ao Nota Fiscal Gaúcha, reiniciou em 2016. Os premiados do mês de janeiro são: Lucio Flavo Miotto e Sonia Maria Marin, e do mês de fevereiro: Jose Fernando Balduci Ferreira e Anderson Sinigaglia. Cada um receberá R$ 100,00.

Os sorteios eletrônicos foram realizados nos dias 28/01 e 25/02, totalizando 26.285 bilhetes participantes. Os sorteios ocorrem sempre na última quinta-feira útil de cada mês. A premiação é disponibilizada via atualização no cadastro único do município com posterior depósito em conta bancária do titular.

No sortei... Continue lendo

Cia Teatral tem vagas abertas para oficinas

Estão abertas as inscrições para as Oficinas de Teatro da Cia Teatral Tem Gente no Palco de Veranópolis. As aulas iniciam no dia 19/03 e acontecerão aos sábados de março a dezembro de 2016 no auditório da AVAEC - Colégio Agrícola (antigo prédio do Seminário dos Capuchinhos) de Veranópolis. As aulas são gratuitas!

A Cia Teatral Tem Gente no Palco é composta por 03 grupos que estarão dispostos nas seguintes Oficinas e Horários:

- Grupo Infantil (06 a 10 anos): sábados das 16h30 às 18h.

- Grupo Juvenil (11 a 15 anos): sábados das 08h às 09h30.

- Grupo Adulto (16 anos em diant... Continue lendo

Detran-RS quer mudança na lei para tornar crime divulgação de locais de blitze

O Detran gaúcho quer alteração no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no artigo que trata sobre crimes de trânsito. De acordo com o departamento, a sugestão de alteração é decorrente do aumento na divulgação indevida de locais e horários de blitze em redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas.

O setor de fiscalização do Detran identificou diversos grupos que divulgam locais e horários das blitze, principalmente em Porto Alegre e Região Metropolitana. Depois disso, foi elaborado um ofício que sugere a alteração na lei federal, que foi encaminhado à Câmara dos d... Continue lendo

O Maestro, O Malandro & O Poeta é atração na La Cucagna

Os três grandes nomes da música popular brasileira serão celebrados na 5ª La Cucagna. Na sexta-feira (11/03), às 21h, as bandas Roda Viva, Tribo Brasil e Carne de Panela, interpretam a obra desses compositores no projeto ?O Maestro, O Malandro & O Poeta?, traduzindo as concepções harmônicas tradicionais para uma formação de 13 membros, dentre os quais se destacam naipes de cordas, vozes, piano, flauta e quatro ritmistas.

Um show, realizado por jovens músicos, que traz à tona lembranças importantes do legado desses artistas e que tem cativado tanto o público da velha guarda como i... Continue lendo

Vila Flores prepara Semana Santa

No dia 20 de março dará início a programação da Semana Santa em Vila Flores, com o Domingo de Ramos. Serão cinco dias de muita fé e devoção, a novidade deste ano será as estações na Via Sacra, que é o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz.

O prefeito Vilmor Carbonera, juntamente com o vice-prefeito, Rudimar Peruzzo, e o vereador Isidoro Paludo estiveram visitando a comunidade do Campinho para ver as estruturas das estações que estão sendo montada. ?É um evento religioso de grande importância de celebração da fé e dos valores da ressurreição, da vitória da vida sob... Continue lendo

Fagundes zera fila de espera por cirurgias de baixa e média complexidade

Foco no objetivo de garantir acesso a saúde dos fagundenses é que o município de Fagundes Varela alcançou números surpreendentes no ano de 2015. O principal deles, é que a fila por cirurgias de média complexidade foi zerada. Uma parceria realizada em conjunto entre o município e o Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi de Veranópolis resultou no fim da fila de espera por cirurgias de média complexidade, cirurgias de hérnia, vasculares, videoartroscopia, demais ortopédicas de média complexidade e outras cirurgias gerais.

Segundo o secretário de Saúde, Éder Pelegrini, iss... Continue lendo

Dilma em Caxias na próxima segunda

A presidente Dilma deverá viajar para Caxias do Sul na próxima segunda-feira para entrega de unidades do Minha Casa, Minha Vida. A informação é da Carolina Bahia, jornalista do Grupo RBS em Brasília.

A vinda da presidente era aguardada ainda para a abertura da Festa da Uva, ocasião em que foi representada pelo Ministro do Trabalho e Previdência Social Miguel Rossetto.

Quando entregou o convite da Festa da Uva para a presidente, o prefeito Alceu Barbosa Velho, comentou com a presidente que havia um condomínio que poderia ser visitado. Na ocasião, ela chegou a anotar a sugestão.... Continue lendo