Nesta quarta-feira, 06, foi realizada, no Hotel Vila Michelon, a assembléia do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA). Na ocasião, os Prefeitos receberam as câmeras adquiridas para o cercamento eletrônico da região. No total foram compradas pelo consórcio 44 equipamentos.

Conforme o Secretário de Segurança de Bento Gonçalves, José Paulo Marinho, que auxiliou no processo, as câmeras vão permitir o controle dos veículos que entram e saem dos municípios. ?Com a leitura de placas, será possível verificar se eles estão em situação de roubo ou furto e se estão com a documentação em dia, por exemplo?, salienta.

Para o Presidente do CISGA, prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli a união de esforços é um beneficio para toda população. ?Hoje a ideia de trabalhar segurança pública de forma integrada é o ideal para os Municípios. O cercamento por câmeras nas entradas das cidades é um projeto que trará tranquilidade?, disse.

O Prefeito Guilherme Pasin destacou que a ação de regionalizar a Segurança Pública vem ao encontro das ações realizadas pelo Município para aumentar a segurança em Bento Gonçalves. ?O que queremos com a instalação de câmeras integradas, na entrada dos Municípios é possibilitar segurança para a população. E iniciando pelos integrantes do CISGA, poderemos no futuro ampliar essa rede?, ressalta.

O passo seguinte é a interligação ao sistema do Governo do Estado e da central de controle e comando regional. No final desta tarde será inaugurada na sede do 3º BPAT, a central de comando e controle. ?Com esses equipamentos nosso grupamento ganha com mais qualidade para realização do trabalho, que é manter a população em segurança. Parabenizamos os integrantes do CISGA pela ação regional?, disse o comandante do 3º BPAT, tenente coronel Glauco Alexandre Braga.

Termo de compromisso

Durante o encontro, os Prefeitos assinaram o Termo de Compromisso como o Ministério Público, para implementação da logística reversa de lâmpadas. A atividade integra o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. ?A elaboração do Plano Intermunicipal atende ao objetivo do Programa ResSanear, no que diz respeito à solução consorciada, algo muito incentivado pelo MPRS, e a adoção de medidas para implementar e efetivar a logística reversa das lâmpadas, um dos eixos do Programa?, destaca o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, do Ministério Público, Daniel Martini.

Os municípios que integram o CISGA são Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Marcos e Veranópolis.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Fonte: CISGA