Através do Imposto de Renda pessoas físicas e jurídicas podem contribuir para o desenvolvimento de entidades e projetos ligados ao Fundo Municipal do Idoso ou ao Comdica - Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente de Veranópolis.

Qualquer pessoa física que tenha Imposto de Renda a pagar, pode destinar até 6% do valor devido e Pessoa jurídica até 1% do lucro real para esses fundos municipais.

Como funciona?

Se você faz a declaração através de um contador, basta informar a ele que você deseja doar e ele irá realizar o procedimento necessário.

Se você mesmo realiza a sua declaração de IR pode entrar em contato com a Secretaria de Finanças, através do fone 3441-1477 ou com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade pelo fone 3441-7242 e obter mais informações a respeito.

E ainda a pessoa que faz a doação pode escolher qual fundo deseja destinar a verba, indicando o CNPJ e o número da conta bancaria do mesmo, no momento em que estiver fazendo a declaração.

Para facilitar esse processo para contadores, pessoas físicas e jurídicas a Prefeitura Municipal está aperfeiçoando um sistema de gerenciador de convênios ? GECONV, que facilitará o processo dessas doações, que podem ser realizadas ao longo do ano e não apenas no período em que as declarações de IR são realizadas (março e abril).

No início de março, será realizada uma reunião com os contadores do município para explicar e apresentar esse sistema que é simples, prático e irá funcionar de forma on-line. Inclusive, através do Geconv as entidades poderão criar projetos ligados ao Fundo Municipal do Idoso ou ao Comdica e cadastra-los para receberem as verbas, assim os doadores poderão escolher para qual projeto desejam que o repasse seja realizado.

Os valores doados dentro das porcentagens específicas, serão abatidos do valor a pagar do Imposto de Renda.

Segundo informações da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, com base nos dados da Receita Federal de 2015, Veranópolis tem um potencial de dedução do IR incentivada através de Pessoa Física (6%) de arrecadar para os Fundos Municipais o valor de R$ 495.189,90. Para o município e para as entidades que são beneficiadas esse valor pode fazer uma grande diferença.

Para incentivar essas doações a Prefeitura esta fazendo uma campanha denominada ?Não deixe seu dinheiro ir embora?, que será reforçada nos próximos dias em toda a cidade.

Fonte: Veranópolis