O Conselho Municipal do Idoso, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade da Prefeitura de Veranópolis, em parceria com o Instituto CPFL, o Instituto Internacional Longevidade Brasil e a Associação Veranense de Assistência em Saúde (AVAES), lançam nesta quarta-feira, dia 07 de março, às 19h30min, o projeto Hospital Amigo do Idoso.

No evento, o médico especialista em envelhecimento Alexandre Kalache, Presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC-BR), fará uma palestra sobre a importância do enfoque no envelhecimento ativo e no atendimento à saúde do idoso.

A elaboração do projeto contou com um apoio de 250 mil reais, realizado em dezembro de 2017 pelo Instituto CPFL, plataforma de investimento social da CPFL Energia, da qual fazem parte as empresas RGE e RGE Sul. Esse projeto, que é um desdobramento do Projeto ?Cidade para Todas as Idades?, será desenvolvido ao longo de 12 meses. A ideia é tornar os serviços de saúde oferecidos pelo Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi mais amigáveis aos idosos.

O projeto Hospital Amigo do Idoso é uma proposta da Associação Veranense de Assistência em Saúde (AVAES), organização mantenedora do Hospital, junto com o ILC-BR. O objetivo é aprimorar a atenção à saúde do idoso no HCSPL, baseadas no conceito do envelhecimento ativo da OMS.

Nesse evento de lançamento do projeto, haverá também a presença da Dra. Cláudia Fló, da Coordenadoria das Regiões de Saúde-AB/Ciclos de Vida/Saúde do Idoso, da Secretaria de Estado da Saúde/SP, que compartilhará experiências, pois esse projeto já acontece em São Paulo, onde há uma certificação estadual para hospitais amigos do idoso.

Haverá a participação da médica geriatra Berenice Maria Werle, Presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, que apoia o projeto. Além de representantes dos parceiros estarão presentes autoridades locais, representantes da sociedade civil, representantes do Instituto CPFL e da RGE e funcionários do Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi, além da comunidade em geral.

Fonte: Veranópolis