O município de Veranópolis faz parte da rede Global de Cidades Amigas do Idoso e para melhor acolher os idosos e turistas, as Secretaria de Turismo e Cultura e de Desenvolvimento Econômico, juntamente com a ACIV ? Associação Comercial Cultural e Industrial de Veranópolis, desenvolveu o Projeto de Qualidade no Atendimento ao Idoso e ao Turista, capacitando comerciantes, prestadores de serviços, empreendedores do turismo e seus estabelecimentos para o bem acolher a todos.

Desse trabalho, participantes 25 empresas e entidades, foi criado um guia que apresenta os estabelecimentos qualificados e os 10 princípios norteadores da hospitalidade e bem acolher da Terra da Longevidade. Além de qualificação teórica, com participação em quatro workshops, os participantes também receberam uma visita técnica de avaliação, onde foram solicitadas e sugeridas algumas adequações para serem certificados pelo projeto. A partir de então os empreendimentos do comércio, do turismo e do setor público participantes desse trabalho estarão identificados com um selo, informando aos clientes que esse local é qualificado para bem atender o turista e o idoso.

Junto à programação da Semana do Idoso, que aconteceu na primeira semana de outubro, foi apresentado essa cartilha em primeira mão aos idosos de Veranópolis e passa, a partir de agora, ser distribuída a toda a comunidade.

Trabalho desenvolvido a partir do projeto Veranópolis para todas as idades, pois acredita-se que qualificando os estabelecimentos para bem receber o turista e o idoso, eles estarão qualificados para atender os públicos de todas as idades. Por esse motivo essa ação recebeu o título de ?Hospitalidade não tem idade?.

Confira os estabelecimentos, serviços e entidades que fazem parte desse guia:

ACIV Veranópolis, Alfredo Gastro Pub, Consultoria Administrativa & Imobiliária Mário Pellegrini Jr, Pinturas e Hidráulica Aliança, Artesanato Fontana, Arteve - Associação de Artesãos de Veranópolis, Biblioteca Pública Mansueto Bernardi, Biolive - Clínica de Biomedicina Estética, Reino da Longevidade, Casa da Cultura Frei Rovílio Costa, Credmaais, Hotel Princesa Dos Vales, Jornal O Estafeta, Loja Pedacinho, Restaurante Giratório, O Boticário, Passionnata - Moda Feminina, Restaurante Dom Vital, SULPRO, Agroecoturismo Tedesco Villa d'Asolo, Toni Formaiari, Verona Parque Hotel, Vicenza Produtos Coloniais, Vinícola Simonetto e Vinícola Antônio Bin.

Fonte: Veranópolis