Iniciou na noite desta quinta-feira (13), o treinamento de qualificação para estabelecimentos comerciais, turísticos e de serviço sobre atendimento ao idoso e ao turista, onde 23 empresas de Veranópolis estão participando.

Na abertura do primeiro encontro o Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Antônio Henrique Chiaradia, comentou sobre a importância de realizar um bom atendimento a todos os clientes e sobre o diferencial que essa qualificação trará para o estabelecimento e para a cidade, tendo a certeza que esse projeto servirá de case para outros munícipios, que buscam aprender com a Terra da Longevidade. Já o Secretário de Desenvolvimento, Cristiano V. Dal Pai, comentou sobre a independência dos idosos em manter a rotina de sua vida e a interface do comércio em contribuir para essa situação, oferecendo um atendimento diferenciado para esse público.

Os estudos sobre a Longevidade em Veranópolis acontecem desde 1994, e a Dra. Neide Maria Bruscato, que acompanha essa pesquisa desde o início, explanou aos presentes um breve histórico de toda essa caminhada e explicou sobre o projeto que a cidade faz parte, sendo a única no Brasil a ser reconhecida pela OMS ? Organização Mundial da Saúde e estar desenvolvendo os projetos como ?Cidade para todas as idades?, projeto ao qual esse Workshop está inserido.

A principal palestra da noite foi com a médica geriatra Dra. Berenice Maria Werle que abordou questões sobre as limitações dos idosos e os cuidados que os estabelecimentos podem realizar para uma melhor interação e atendimento a esse público. Também apresentou questões sobre o turista idoso, que assim como os demais visitantes, gera renda com o seu consumo no município e vem para Veranópolis na busca dos segredos da longevidade.

O enceramento dessa primeira noite de treinamento foi com Ana Paula Soliman, profissional de Relações Públicas com mais de 16 anos de experiência na área de Turismo. Ela irá conduzir os trabalhos nos próximos três encontros (dias 18, 20 e 25 de julho) e abordará questões técnicas e práticas do bom atendimento ao turista e ao idoso.

Veranópolis é conhecida mundialmente como a Terra da Longevidade e a sua população precisa cada vez mais se apoderar desse título e usufruir dos benefícios que esses estudos trazem para a qualidade de vida dos que vivem no município e, consequentemente, atrair e ganhar com os visitantes que são atraídos pela curiosidade de descobrir os segredos da longevidade.

Fotos: Leticia Ana Fracasso

Fonte: Veranópolis