VERANÓPOLIS INICIA SUA VACINAÇÃO CONTRA O CORONAVIRUS

Na tarde de ontem, quarta-feira, em solenidade simbólica na Associação Comercial e Industrial de Veranópolis (ACIV) aconteceu o processo de vacinação contra o coronavirus. Foram selecionadas para receber as primeiras vacinas: Olivia Bassani – 72 anos – institucionalizada há 5 anos no Lar de Idosos São Francisco. Piero Motta Bonfada – 34 anos – médico da ESF São Francisco e Unidade Sentinela, atua na Secretaria Municipal da Saúde de Veranópolis a 3 anos e 7 meses; Ademir Bussolotto – 54 anos – Motorista da Secretaria Municipal da Saúde há 16 anos; Milena Kobelinki – 27 anos – auxiliar administrativo na Secretaria da Saúde há 7 anos e nos últimos 6 meses atuando na Unidade Sentinela. Luiza Caponi Girardi – 32 anos – enfermeira na Unidade de internação do Hospital São Peregrino Lazziozi há 11 anos; Marcia Nolasco Ervite – 42 anos – higienizadora do posto 1 do Hospital São . Peregrino Lazziozi há mais de 3 anos e Luciane Bissani, 47 anos, técnica de enfermagem, atuando por 12 anos no Posto Central. Veranópolis recebeu 330 doses da vacina CoronaVac que é produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

INCÊNDIO NO MAIOR LABORATÓRIO FABRICANTE DE IMUNIZANTE DO MUNDO

Incêndio atinge sede da maior fabricante de vacinas do mundo na Índia

Um incêndio foi declarado nesta quinta-feira no Instituto Serum da Índia (SII), maior fabricante mundial de vacinas, mas autoridades da empresa afirmam que a produção de imunizantes contra a Covid-19 não foi afetada. Neste manhã, os principais canais de televisão indianos exibiam imagens de uma enorme nuvem de fumaça cinza sobre uma área em construção em Pune (oeste), afastada do setor onde milhões de doses da Covishield, desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, estão sendo produzidas. A causa do incêndio está sendo investigada, disseram funcionários do Corpo de Bombeiros. De acordo com o diretor executivo do Instituto, Dr. Suresh Jadhav, o incêndio foi relatado na instalação onde o trabalho relacionado à vacina BCG estava em andamento, disse o prefeito de Pune, Murlidhar Mohol.  O incêndio até agora se espalhou para o terceiro, quarto e quinto andares”, afirmou à imprensa local. Cinco pessoas morreram no incêndio. Eles eram trabalhadores do prédio. Segundo o jornal local Times of India, o fogo não afetou as doses do imunizante. Quatro pessoas foram retiradas com vida do local e não há informações sobre outras vítimas.

BRASIL VAI PRODUZIR A VACINA SPUTNIK V

Sem depender da importação de insumos, a produção local da Sputnik V trará “soberania para o Brasil”. A avaliação é do diretor de negócios internacionais do grupo União Química, Rogério Rosso. Segundo ele, a grande diferença é que o imunizante russo não depende de nenhuma matéria prima de outros países. “Até alguns meses atrás ninguém sabia o que era o IFA, que é a produção da matéria prima, produção do insumo da vacina. Algumas vacinas estão importando o IFA, nós na União Química estamos produzindo [o insumo]. Não vamos depender de matéria prima, a produção vai ser local, isso dá uma soberania para Brasil. Vários países dependem da China e da Índia para a produção dos seus medicamentos. Da nossa parte, o governo russo passa a tecnologia sem cobrar royalties. 

PRESIDENTE BOLSONARO ENVIA CARTA CONCILIATÓRIA PARA BIDEN

Bolsonaro abana o rabo para novo dono Biden e diz que endereçou-lhe carta

O presidente Jair Bolsonaro enviou uma carta para cumprimentar o presidente Joe Biden, que tomou posse como 46º presidente dos Estados Unidos nesta quarta-feira. Em rede social, Bolsonaro cumprimentou Biden e destacou a relação firme entre os dois países. “A relação Bandeira do Brasil e Bandeira dos Estados Unidos é longa, sólida e baseada em valores elevados, como a defesa da democracia e das liberdades individuais. Sigo empenhado e pronto para trabalhar pela prosperidade de nossas nações e o bem-estar de nossos cidadãos”, afirmou o presidente.  “Para marcar essa data, enderecei carta ao Presidente dos EUA, Joe Biden, cumprimentando-o por sua posse e expondo minha visão de um excelente futuro para a parceria Brasil-EUA”, disse o presidente em outro post. Bolsonaro só reconheceu a vitória do presidente eleito dos EUA, Joe Biden, sobre Trump 38 dias após o pleito norte-americano. OPINIÃO DO EBAIXADOR DOS EUA NO BRASIL – O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, avaliou como “bastante construtiva” a carta do presidente Jair Bolsonaro ao recém-empossado presidente americano Joe Biden e destacou as menções do brasileiro à aproximação dos dois países. Em entrevista à rádio CBN, Chapman afirmou que “uma transição presidencial, seja no Brasil, seja nos Estados Unidos, é um tempo de oportunidades, de identificar quais são as prioridades de um lado ou de outro, de buscar entendimentos e de ter um diálogo direto, que não seja através da imprensa”. Além disso, Chapman defendeu a realização de reformas econômicas no Brasil, que segundo ele aproximam o país de ser aceito como membro da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Segundo o embaixador americano, muitas reformas têm avançado no País, sob o governo atual e o ministro da Economia, Paulo Guedes.

BRIGADA MILITAR RECEBE NOVAS VIATURAS

A Brigada Militar (BM) recebeu, na manhã desta quarta-feira (20), 53 viaturas semiblindadas pelo governo do Rio Grande do Sul. O investimento do executivo, que chegou a R$ 11,7 milhões, também resultou na entrega de quatro ambulâncias ao Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS). O ato aconteceu no Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre, onde o governador Eduardo Leite (PSDB) e o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Viera Jr., estiveram presentes. Os veículos são camionetas Hilux e representam os primeiros automóveis com proteção balística adquiridos pelo Estado. Eles irão circular nas 11 cidades gaúchas definidas como prioridades no combate ao crime.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DISTRIUBUI MATERIAL PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por meio de investimentos na educação a Secretaria de Educação, Esporte, Lazer e Juventude realizou a compra de kits de material escolar para todos os alunos da rede municipal. Além dos estudantes do 1º ao 9º ano, neste ano também será disponibilizado material para os alunos da educação infantil, com idade a partir dos 4 anos, tanto das EMEIs como das EMEFs (Jardim A e Jardim B). Todos os kits serão entregues no início do ano letivo. Os alunos da educação infantil receberão os seguintes itens: 02 Apontadores / 02 Borrachas escolar / 02 Cadernos de desenho 96 folhas / Canetinha Hidrográfica 12 cores / 01 Cola branca 90gr / Lápis de cor 12 cores / 04 unidades de Lápis grafite 2HB / 01 Tesoura sem ponta / 01 Pincel / 01 Caixa de Tinta Guache 6 cores / 01 Agenda Escolar / 01 Caixa de Giz de Cera 12 cores / 01 Caixa de Cola Colorida 6 cores / 01 Caixa de Massinha de Modelar 6 cores. Os alunos das séries iniciais irão receber os seguintes itens: 02 Apontadores / 02 Borrachas escolar / 04 Cadernos brochurão 96 folhas / 02 Cadernos de desenho 96 folhas / Canetinha Hidrográfica 12 cores / 01 Cola branca 90gr / Lápis de cor 12 cores / 04 unidades de Lápis grafite 2HB / 01 Régua 30cm / 01 Tesoura sem ponta. Os alunos dos anos finais deverão receber: 02 Apontadores / 02 Borrachas escolar/ 02 Cadernos universitário 200 folhas / Caneta esferográfica (2 azuis, 1 preta e 1 vermelha) / 01 Esquadro 45º / 01 Esquadro 60º / 01 Transferidor 180º / Lápis de cor 12 cores / 04 unidades de Lápis grafite 2HB / 01 Régua 30cm. A Secretaria de Educação. Esporte, Lazer e Juventude, juntamente com a Prefeitura Municipal, manifesta que se “mantém firme e com prioridade para o desenvolvimento de políticas públicas do município, a fim de atingir patamares de qualidade cada vez maiores, investindo em condições de equidade na aprendizagem”.

Comentários