BOLSONARO REPUDIA RACISMO

O presidente Jair Bolsonaro foi às redes sociais se manifestar sobre o vídeo de 1 ato racista que viralizou na internet nesta 6ª feira (7.ago.2020). As imagens mostram 1 entregador de aplicativo de pele negra sendo ofendido por 1 homem branco por causa de problema com o interfone do condomínio. O entregador é Matheus Pires, de 19 anos. No vídeo, ele é alvo de provocações do contabilista Mateus Abreu Almeida Prado Couto, que chega a dizer que o entregador “tem inveja disso aqui“, e aponta para a própria pele branca. “Independentemente das circunstâncias que levaram ao ocorrido, atitudes como esta devem ser totalmente repudiadas. A miscigenação é uma marca no Brasil. Ninguém é melhor do que ninguém por conta de sua cor, crença classe social ou opção sexual”, publicou o presidente.

GOVERNO ANUNCIA NOVA RADA DE BANDEIRAS

Sul colocou, nesta sexta-feira, 12 regiões na bandeira vermelha para a 14ª rodada do Distanciamento Controlado. As áreas que, segundo o governo estadual, apresentaram piora nessa semana e representam alto risco para contaminação para o novo coronavírus foram: Capão da Canoa, Palmeira das Missões, Erechim, Pelotas, Bagé e Uruguaiana. Porto Alegre, Novo Hamburgo, Canoas, Taquara e Passo Fundo permanecem com a bandeira vermelha.  A 14ª rodada marca a entrada da 21ª região, que reúne os 19 municípios das regiões Carbonífera e Costa Doce, recebendo o nome de Guaíba que, inclusive, é uma das classificadas como risco epidemiológico alto no mapa preliminar.  A única região que apresentou uma melhora foi Lajeado, que neste mapa preliminar, passou da bandeira vermelha para laranja. Santa Maria, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul seguem com a bandeira laranja. 

NOVAS MORTES POR CORONAVIRUS

Com a notificação de 51 novas mortes em decorrência do coronavírus nas últimas 24 horas, o Rio Grande do Sul chegou nesta sexta-feira a 2.282 óbitos pela doença. A atualização do boletim diário da Secretaria Estadual de Saúde (SES) também apontou o acréscimo de 265 novos infectados de ontem para hoje. O baixo volume de novos casos reportados, segundo a SES, é devido “uma instabilidade na exportação de casos” de síndromes gripais de pacientes não hospitalizados. “Os casos de hoje são, na maioria, situações de pessoas internadas e óbitos, que são gerados por um outro sistema de registro”, escreveu a pasta em nota. Com os novos pacientes, o Estado passa a contabilizar pouco mais de 79 mil casos confirmados, espalhados por 95% do território gaúcho. 

RUSSOS ANUNCIAM REGISTRO OFICIAL DA VACINA

A Rússia anunciou nesta sexta-feira que irá registrar oficialmente sua primeira vacina contra a Covid-19 na próxima quarta-feira, segundo publicado no Sputnik News, agência de notícias russa. A informação foi divulgada pelo vice-ministro da Saúde, Oleg Gridnev. Caso ocorra de fato, o país será o primeiro do mundo a ter uma vacina contra o novo coronavírus e a vacinação em massa deverá ser iniciado em outubro.  Segundo o ministro, a eficácia da vacina será julgada quando a população tiver desenvolvido imunidade. A vacina russa contra a Covid-19 está sendo desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Epidemiologia e Microbiologia, em Moscou, em conjunto com o Ministério da Defesa da Rússia. Utiliza o mesmo princípio da vacina de Oxford, que passa por testes no Brasil. É composta por adenovírus, vírus que causa o resfriado comum, enfraquecido, e fragmentos do novo coronavírus, para estimular o corpo a produzir anticorpos. É uma tecnologia que nunca foi usada.

Comentários