Novas cores das bandeiras serão anunciadas hoje pelo Governador

Esgotadas as 36 horas do prazo estabelecido, o governo do Estado contabilizou, na manhã deste domingo (26), 49 pedidos de reconsideração enviados por municípios e associações regionais sobre o mapa preliminar da 12ª rodada do Distanciamento Controlado. Divulgado na sexta-feira (24), o levantamento aponta 14 regiões com bandeira vermelha (alto risco) e seis com laranja (risco médio). Do total de recursos apresentados, apenas um pede para modificar uma bandeira laranja para amarela. As demais solicitações foram encaminhadas de regiões classificadas em vermelha. Domingo passado (19), quando o mapa preliminar estava com 18 regiões em vermelho, o governo do Estado recebeu 59 pedidos de reconsideração. Na 10ª rodada, foram 63 pedidos; na nona, 37 pedidos; na oitava houve o maior número até agora: 67; e na sétima rodada, primeira vez que o governo abriu para recursos, foram registrados 30. As 14 regiões preliminarmente classificadas com risco alto para o contágio por coronavírus na 12ª rodada são Caxias do Sul, Taquara, Canoas, Porto Alegre, Pelotas, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Cruz Alta, Bagé, Passo Fundo, Palmeira das Missões e Santo Ângelo. São 352 municípios (do total de 497) que compõem a zona vermelha do mapa, somando 9.280.229 habitantes, ou seja, 82% da população gaúcha (11.329.605 habitantes). Desse total, 181 cidades e seus 1.003.503 habitantes (8,9% da população) podem adotar protocolos de bandeira laranja sem necessidade de entrarem com recurso, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local. Os pedidos de reconsideração serão avaliados pelas equipes técnicas do governo. A decisão será tomada pelo Gabinete de Crise nesta segunda-feira (27) e, à tarde, o mapa definitivo, vigente a partir de terça (28), será divulgado pelo governador Eduardo Leite.

CEF deposita FGTS emergencial

A Caixa Econômica Federal deposita nesta segunda-feira (27) o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) emergencial para 5 milhões de trabalhadores nascidos em maio. O dinheiro será creditado na poupança digital gratuita criada pela Caixa e pode ser utilizado pelo aplicativo da Caixa Econômica Federal para pagamento de boletos, contas e compras. Quem preferir sacar o dinheiro em espécie ou transferi-lo para outra conta precisa esperar até o dia 19 de setembro. A Caixa determinou duas datas para cada mês de nascimento para evitar aglomerações em agências bancárias. De acordo com o governo federal, a liberação do saque emergencial deve beneficiar 60 milhões de contas.

O Rio Grande do Sul registrou neste domingo 664 novos casos de Covid-19, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde. Também foram confirmados mais 17 óbitos, ocorridos entre dos dias 16 de julho e 26 deste mês. Desta forma, o Estado tem 59.779 diagnósticos positivos para a doença e 1.571 mortes em decorrência de complicações causadas pelo novo coronavíeus. O total de recuperados é de 50.561 (85% dos casos). Atualmente 461 dos 497 municípios do Estado têm registros do novo coronavírus. BRASIL. O Brasil confirmou, até as 18h deste domingo, 87.004 mortes em decorrência do novo coronavírus, sendo 555 óbitos registrados nas últimas 24 horas. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde. No mesmo intervalo, o total de pessoas infectadas aumentou em 24.578, para 2.419.091. O Estado de São Paulo é o mais afetado pela pandemia. Ao todo, 21.606 vidas foram perdidas. Os casos somam 483.982 e 1.634.274 ( 95 %) estão recuperados. MUNDO. A OMS destacou que o número de casos de infecção por Covid-19 no mundo praticamente dobrou nas últimas seis semanas, chegando a quase 16 milhões, segundo dados relatados à OMS, e resultando em mais de 640 mil mortes. 

Desembargador Eduardo Siqueira investigado pelo CNJ

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abriu reclamação disciplinar contra o desembargador Eduardo Siqueira, do Tribunal de Justiça de São Paulo, por chamar de “analfabeto” o guarda municipal de Santos (SP), Cícero Hilário, que lhe aplicou uma multa por andar sem máscara. A decisão lista cinco condutas do magistrado que teriam ferido a Lei Orgânica da Magistratura e o Código de Ética da Magistratura. O CNJ aponta que Siqueira também pode ter cometido o crime de desacato contra o agente municipal e violado a Lei de Abuso de Autoridade. O magistrado poderá apresentar defesa em até quinze dias, se quiser. O pedido de providências no CNJ foi instaurado após um vídeo do desembargador ser difundido nas redes sociais ao exibir o magistrado sendo autuado por dois guardas municipais por estar transitando na orla de Santos sem máscara – o item de proteção é obrigatório na cidade devido a pandemia do novo coronavírus.

Vacina norte americana contra coronavirus

Mais uma vacina candidata contra o coronavirus começou, nesta segunda-feira (27), sua fase 3 de testes em humanos. Desta vez, foi a norte-americana Moderna, que pretende incluir 30 mil pessoas no estudo.  Nesta etapa, batizada de Cove (Coronavirus Efficacy), a primeira dose administrada foi de um voluntário do Estado da Georgia. Os testes serão realizados em cem centros espalhados pelos Estados Unidos e têm como objetivo incluis pessoas com risco aumentado de gravidade em caso de contaminação pelo coronavírus. Também estão na fase 3 de testes em humanos a vacina chinesa, conhecida como CoronaVac, e a dose desenvolvida pela Universidade de Oxford. Ambas terão testagem realizada no Brasil.

Comentários