Distanciamento Controlado: Governo estuda ajustes

O governo do Rio Grande do Sul estuda ajustes nos indicadores utilizados no modelo de Distanciamento Controlado em vigor há uma semana. Nas reuniões diárias de avaliação, a área técnica debate a necessidade de mudanças em relação principalmente a um ponto: o do critério para contabilização do número de casos confirmados, ativos e recuperados. No modelo atual, são considerados apenas os casos que tiveram resultado positivo de testes moleculares (os RT-PCR). Todos aqueles confirmados por meio de testes rápidos não entram na conta (inclusive os da pesquisa sorológica do próprio governo, liderada pela Universidade Federal de Pelotas). Se levada a efeito, a mudança, com peso para alterar a cor de pelo menos parte das bandeiras em vigor, deverá vir acompanhada de critérios que flexibilizem as margens das bandeiras atuais. Também estão sendo pesadas as implicações políticas de uma alteração neste momento.

Auxilio Emergencial segunda parcela sai hoje

Depois de duas semanas de indefinição, começam nesta segunda-feira (18) os pagamentos da segunda parcela do auxílio emergencial. Os repasses vão até o dia 13 de junho. A portaria que foi publicada na sexta-feira (15) e que definiu o calendário dos pagamentos trouxe algumas mudanças. A primeira delas é que os recursos serão depositados na poupança digital da Caixa para todos os beneficiários. Outra alteração restringe as movimentações que podem ser feitas por meio do aplicativo Caixa TEM. Não será mais permitida a transferência do dinheiro para outras contas até a data de liberação dos saques, que começa no próximo dia 30. Os recursos estarão disponíveis apenas para o pagamento de contas, de boletos e para realização de compras por meio do cartão de débito virtual. Para os beneficiários do Bolsa Família, o calendário é diferente. Ele segue as mesmas datas e a mesma forma de depósito que o benefício social.

Brasília teve manifestação pró Bolsonaro ontem

Pressionado pela crise na área de saúde e ameaçado de impeachment, o presidente da República, Jair Bolsonaro, participou neste domingo, 17, de um ato de apoio ao seu governo, em Brasília. Da rampa do Palácio do Planalto, Bolsonaro posou para fotos com 11 de seus 22 ministros, cantou o hino nacional e adotou um discurso ameno em uma transmissão ao vivo do ato. “Nenhuma faixa, nenhuma bandeira, que atente contra nossa Constituição, contra o Estado de Direito”, disse o presidente durante a transmissão, em relação aos manifestantes. O comentário marca uma diferença em relação à postura adotada em atos anteriores, como o do dia 19 de abril, quando Bolsonaro participou de manifestação contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso, em frente ao Quartel General do Exército.

Coronavirus: teste em um minuto

Pesquisadores da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveram um teste que detecta em apenas um minuto, na respiração, a presença do novo coronavírus. A iniciativa do bafômetro partiu do professor Gabby Sarusi, e é acompanhada de perto pelo Ministério da Defesa local. De acordo com os responsáveis pelo projeto, além da velocidade, o teste tem 90% de precisão — superior à do PCR — e um custo bastante inferior aos outros métodos disponíveis no mercado. A porcentagem foi obtida após avaliação em 120 pessoas. As partículas de um teste simples de respiração ou de amostras coletadas na garganta e no nariz, como as usadas atualmente, são colocadas em um chip com uma extensa variedade de sensores projetados especificamente para detectar o vírus. O sistema analisa a amostra biológica e fornece um resultado positivo ou negativo preciso, em um minuto, por meio de um sistema conectado à nuvem.

Itália reinicia atividades econômicas hoje.

Com a média diária de mortes pela doença causada pelo novo coronavírus no menor nível desde o dia 9 de março, a Itália reabre parte de seu comércio a partir desta segunda-feira (18). No domingo (17), em entrevista coletiva para detalhar as medidas tomadas por Roma para reiniciar a maioria das atividades econômicas e suspender as restrições aos movimentos das pessoas, o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, disse que o país corre um risco calculado ao reverter as medidas de bloqueio. Além disso, foi anunciado também que que o movimento entre os países da União Europeia será permitido a partir de 3 de junho, sem um período de quarentena para quem entrar na Itália. Apesar dessa reabertura, academias, piscinas e centros esportivos serão reabertos em 25 de maio — enquanto teatros e cinemas poderão reabrir a partir de 15 de junho.

Opinião: AQUELE ABRAÇO!

Quanto mais se descobre sobre o cérebro, mais se constata a importância do contato em nosso desenvolvimento cognitivo, emocional, fisiológico e social. O fato é que do útero à idade adulta, muitos animais, especialmente o ser humano, precisam do contato físico com seus pares, tanto que o sistema nervoso reflete isso em sua estrutura. “Segundo a Teoria da Mente, uma grande região do cérebro humano (e de alguns primatas) se chama cérebro social: temos neurônios-espelho que se ativam quando estamos em contato com outros; ou seja, o confinamento é uma medida excelente contra as pandemias, sabe-se há séculos, mas pode afetar as pessoas que têm grandes necessidades empáticas”, notadamente os que são classificados como cinestésicos (PNL). “Quando nascemos, o primeiro sentido que se desenvolve nos humanos é o tato. E aprendemos sobre o mundo através do tato”. Então, abraços, beijos, carícias e massagens não são apenas agradáveis, são também necessários. Precisamos que nos toquem, mas neste momento da pandemia, até os mais otimistas preveem que o distanciamento social continuará sendo uma medida necessária para controlar a propagação do coronavírus. Sabe aquela campanha: você já deu seu abraço hoje? Já deu seu abraço em casa hoje? E, mais tarde, quando tudo terminar, ao nos encontrar com as pessoas que presamos vamos cantar com Gilberto Gil “Aquele abraço….”

Comentários