Brasil supera China em mortes por Covid-19

O ministro da Saúde, Nelson Teich, admitiu na terça-feira (28) o agravamento da crise do novo coronavírus, com a escalada de casos e mortes da Covid-19 em diversas regiões do Brasil. O total de vítimas no País chegou a 5.017, superando os números da China, marco zero da doença, que soma 4.633 mortes. O ministro silenciou sobre campanha permanente do presidente Jair Bolsonaro para acabar com medidas de isolamento social.

Trump fala em restrição de voos do Brasil

Durante uma coletiva de imprensa ao lado do governador da Flórida, Ron DeSantis, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), voltou a falar sobre uma possível restrição de voos provenientes do Brasil por conta da pandemia do novo coronavírus. ‘Nós vamos fazer isso provavelmente. O Brasil tem um surto, como você sabe. Mas, nós vamos tomar a decisão muito em breve. Estamos olhando para isso muito de perto’, disse aos jornalistas.

Testes para o RS

O cenário de poucos testes para coronavirus, principal causa da subnotificação de casos, está prestes a ser atenuado: o governo estadual terá à disposição, nas próximas semanas, 75 mil kits do principal exame para diagonóstico, o PCR – 10 vezes o total aplicado até agora no Rio Grande do Sul, segundo informações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde (SES) ontem, terça-feira (28). Do total, 25 mil testes chegam nesta semana, enviados pelo governo federal – os outros 50 mil estão em processo de compra pelo executivo gaúcho. Até segunda-feira (27), o Rio Grande do Sul havia testado 7,5 mil pessoas – destas, 719 tiveram resultado positivo para covid-19.  O PCR identifica a presença do coronavírus em uma pessoa com sintomas e é usado em pacientes internados. É diferente do teste rápido, que rastreia a resposta do organismo ao vírus e, portanto, tem maiores chances de dar falso negativo se for aplicado no início da infecção, quando o corpo ainda não desenvolveu defesas. O repasse de 25 mil PCRs do Ministério da Saúde ao Rio Grande do Sul integra o lote de 984 mil kits distribuídos pelo país ao longo da semana – o objetivo é aplicar, em todo o Brasil, 24,2 milhões nos próximos meses. A taxa de testagem a cada 1 mil habitantes é de 0,75 no Brasil e de 0,7 no Rio Grande do Sul, bem longe de Itália (29,7), Estados Unidos (16,4) e Coreia do Sul (11,6). Também abaixo de Argentina (1,1), Equador (2,65) e Colômbia (1,74). A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda testar em massa, mas o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmou que isso é inviável: hoje, a determinação oficial é averiguar pessoas internadas ou profissionais da saúde com sintomas.

Novo Presidente do TRE-RS admite eleições este ano

Eleito em sessão plenária virtual nesta terça-feira, o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE-RS), desembargador André Luiz Planella Villarinho (foto), defende que as eleições municipais ocorram neste ano. Previstas para outubro, ele reconhece que existe a possibilidade de adiamento entre 30 a 40 dias, como já sinalizado pelo presidente eleito do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luis Barroso. Assim, a eleição poderia ficar para o início de dezembro. Para o desembargador, a sugestão levantada por alguns políticos e partidos de adiar o pleito para 2022 e unificá-lo às eleições gerais seria prejudicial à democracia. A manifestação foi feita em função dos impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus no país, que, pelas medidas de isolamento, têm comprometido alguns serviços, entre eles o da Justiça Eleitoral. Apontou que até o mês de junho, dependendo das condições, deverá haver uma definição sobre a efetiva condição de realizar a eleição. A partir de junho começam a ser aproximar alguns prazos importantes dentro do calendário eleitoral, como a realização das convenções partidárias e a escolha dos candidatos.

Ministros do STF aprovam indicação do novo Ministro da Justiça

Luís Roberto Barroso
Ricardo Lewandowski / André Mendonça

Ao contrário de Sergio Moro, que tinha uma relação espinhosa com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça conquistou o respeito na Corte no tempo que atuou como advogado-geral da União. A nomeação dele para o Ministério da Justiça foi elogiada no tribunal. “O homem certo, no lugar certo, no momento certo”, avaliou Ricardo Lewandowski. Luís Roberto Barroso emitiu nota na mesma linha: “O dr. André Mendonça teve um desempenho admirável na AGU. Íntegro, elegante e preparado. Desejo a ele toda sorte na nova missão.

Acumulou

A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (29) prêmio acumulado de R$ 42 milhões. Para levar o prêmio, os jogadores precisam acertar as seis dezenas do concurso. Os interessados podem fazer suas apostas até às 19h desta quarta, em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa em todo o país ou pela internet. A cartela, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50. As seis dezenas do concurso 2.256 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasíia), no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo.

Comentários