Número de casos confirmados no Brasil sobe para 234

O Ministério da Saúde atualizou há pouco a sua plataforma de notificação de casos de coronavírus e informa que há no País 234 pacientes confirmados para a doença. Diante do cenário do avanço da doença, no Rio de Janeiro, o governador Wilson Witzel decidiu decretar estado de emergência ainda nesta segunda-feira, 16. Ele também disse que os governadores decidiram, em conjunto, pedir R$ 50 bilhões à União para os Estados conseguirem lidar com o problema.

Coronavírus sobrevive por mais tempo

O novo coronavírus da China (Covid-19) pode sobreviver fora do organismo humano por várias horas ou até três dias em determinadas superfícies. Essa é a conclusão de um estudo feito pelo Instituto Nacional de Saúde, agência do governo dos Estados Unidos. O vírus pode sobreviver por mais tempo em plástico ou aço inoxidável, chegando a dois ou três dias de sobrevida. No ar, ele pode permanecer por três horas. Em cobre, resiste por quatro horas. Em papelão, por 24 horas. Com base na tese dos cientistas, uma pessoa pode contrair o Coiv-19 apenas por compartilhar o ambiente com uma pessoa infectada – mesmo que horas mais tarde. O estudo, porém, não é conclusivo quanto à contaminação do novo coronavírus pelo ar.

Coronavirus fecha escolas no mundo

Ao menos 85 países fecharam escolas em todo o território para tentar conter a disseminação do novo coronavírus, o Covid-19. A medida teve impacto em mais de 776,7 milhões de crianças e jovens, segundo a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Falando à ONU News, de Bruxelas, o representante da agência na ONU e em Organizações Internacionais, Vincent Defourny, disse que a agência atua junto das autoridades na implementação de programas para ensino a distância.

Decreto Executivo

Prefeitura de Veranópolis emite Decreto Executivo Nº 6.561, de 16 de março de 2020, o qual dispõe sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus (COVID-19) no âmbito da Administração Pública Municipal. Confira no endereço abaixo a integra do Decreto. http://www.veranopolis.rs.gov.br/download/554/decreto-65612020

Vai faltar produtos nos supermercados?

Temos todas as condições de manter os estoques para mais 40 dias, sem problema e sem indicação de que poderá faltar alguma coisa — garante o presidente da Associação Gaúcha de Supermercadistas (AGAS), Antônio Cesa Longo. Portanto, não há razão para uma procura por estocar mercadorias. As mercadorias e produtos serão repostos naturalmente, como sempre se fez, concluiu Longo.

Governo vai liberar saque do 13º

O governo vai antecipar para maio o pagamento da segunda parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS. A medida vai colocar mais R$ 23 bilhões em circulação para tentar conter os efeitos negativos do coronavirus na economia, anunciou nesta segunda-feira (16) o ministro da Economia, Paulo Guedes. A gestão de Jair Bolsonaro já tinha anunciado a antecipação da primeira parcela do abono do INSS para abril. A previsão da Secretaria de Previdência é que a primeira parcela do 13º seja paga entre os dias 24 de abril e 8 de maio de 2020.

Comentários