As aparições de Lourdes

Veranópolis, vive hoje as comemorações de Nossa Senhora de Lourdes com a 78ª edição da festa religiosa e social. Apresentamos aqui, dados históricos sobre Nossa Senhora de Lourdes e suas aparições.

Precisamos entender que a história de Nossa Senhora de Lourdes se cruza com a de Nossa Senhora de La Salette, que doze anos antes em 1846 previu mais esta importante aparição de Maria para a humanidade.

A primeira aparição de Nossa Senhora de Lourdes se deu no dia 11 de fevereiro de 1858, tendo sido revelada por Santa Bernardete Soubirous que nesta época tinha apenas 14 anos, a sua mãe, a jovem afirma ter visto uma dama na gruta de Massabielle, cerca de 1,5km da cidade onde viviam.

Santa Bernardette de Soubirous avistou Nossa Senhora de Lourdes enquanto recolhia lenha com sua irmã e uma amiga, além disso, a “dama” como era chamada ainda, apareceu mais algumas vezes a jovem.

Este foi o testemunho da jovem Bernardette:“Certo dia, fui com duas meninas às margens do Rio Gave buscar lenha. Ouvi um barulho, voltei-me para o prado, mas não vi movimento nas árvores. Levantei a cabeça e olhei para a gruta. Vi, então, uma senhora vestida de branco; tinha um vestido alvo com uma faixa azul celeste na cintura e uma rosa de ouro em cada pé, da cor do rosário que trazia com ela. Somente na terceira vez, a Senhora me falou e perguntou-me se eu queria voltar ali durante quinze dias. Durante quinze dias lá voltei e a Senhora apareceu-me todos os dias, com exceção de uma segunda e uma sexta-feira. Repetiu-me, vária vezes, que dissesse aos sacerdotes para construir, ali, uma capela. Ela mandava que fosse à fonte para lavar-me e que rezasse pela conversão dos pecadores. Muitas e muitas vezes perguntei-lhe quem era, mas ela apenas sorria com bondade. Finalmente, com braços e olhos erguidos para o céu, disse-me que era a Imaculada Conceição”.

Alguns anos se passaram quando em 11 de fevereiro de 1862, 4 anos após a primeira aparição o Papa Pio IX autorizou ao bispo daquela região que permitir a veneração a Nossa Senhora de Lourdes, sendo uma região que recebia muitos peregrinos já neste período. Ainda no ano de 1982 o bispo de Tarbes, Dom Laurence, daria uma importante declaração solene:

“Inspirados pela Comissão composta por sábios, doutores e experientes sacerdotes que questionaram a criança, estudaram os fatos, examinaram tudo e pesaram todas as provas. Chamamos também a ciência, e estamos convencidos de que as aparições são sobrenaturais e divinas, e absolutamente verdadeiras, que por conseqüência, o que Bernadette viu foi a Santíssima Virgem Maria. Nossas convicções são baseadas no depoimento de Bernadette Soubirous, mas, sobretudo, sobre as coisas que têm acontecido, coisas que não podem ser outra coisa senão uma intervenção divina.”

No ano de 1876 foi edificada a Basílica de Lourdes no local em que Maria havia aparecido. Um local que recebe anualmente milhões de peregrinos do mundo inteiro. Hoje este Santuário está em uma área com várias Igrejas e outras instituições construídas em torno da gruta. Bernadete foi Canonizada pelo Papa Pio XI no dia 8 de dezembro do ano de 1933 e Lourdes tornou-se um dos maiores locais de visitação dos peregrinos do mundo todo.

Comentários