Professores: greve será decidirá hoje

Os professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul devem decidir nesta terça-feira (14) o futuro da greve desencadeada em 18 de novembro de 2019. A assembleia convocada pelo Cpers/Sindicato reunirá a categoria no bairro Navegantes, zona norte da Capital, para avaliar a proposta do governo Leite sobre o corte de ponto e os rumos da mobilização. A secretária-geral do Cpers/Sindicato, Candida Rossetto, afirmou que suspensão da greve pode ser discutida nesta terça.

Aedes Aegypti deixa em alerta cidades gaúchas

O Rio Grande do Sul tem 99 cidades onde a infestação do mosquito Aedes aegypti é considerada como situação de alerta ou de alto risco de transmissão da dengue, chikungunya e zika. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o número representa os municípios onde mais de 1% dos imóveis vistoriados por agentes de endemias apresentaram larvas do inseto. No ano passado, mais de 1,3 mil casos dessas três doenças transmitidas por ele foram confirmados no Estado. A temporada de verão é a de maior atenção, já que a proliferação do mosquito aumenta em virtude das temperaturas mais altas. O principal cuidado deve ser em relação a locais com água parada, que é onde o Aedes deposita seus ovos. Entre essas 99 cidades, a situação é de maior atenção em 10 delas.

PEC DO STF: POLÊMICA À VISTA!

Pronta para entrar na pauta de votação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, assim que terminar o recesso parlamentar, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que muda as regras do processo de escolha e da duração dos mandatos dos ministros do Supremo Tribunal Federal promete ser uma das primeiras polêmicas do trimestre. A PEC 35/2015, de autoria do senador gaúcho Lasier Martins (Podemos), recebeu um substitutivo do relator, o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), que fixa o mandato dos ministros do Supremo em dez anos. O texto determina ainda que o presidente da República escolha os ministros por meio de uma lista tríplice.

Petrobrás reduz preço da gasolina e diesel

A Petrobrás anunciou que irá reduzir em cerca de 3% o preço da gasolina e do diesel comercializado em suas refinarias a partir desta terça-feira (14). O valor que o consumidor final paga nos postos depende dos impostos que incidem sobre o produto, das margens de distribuição e revenda e da mistura de biocombustíveis. Este é o primeiro reajuste nos preços dos combustíveis depois do início da crise entre Estados Unidos e Irã.

Brasil inaugura nova estação científica na Antártica

Hamilton Mourão

O Brasil inaugura terça-feira (14) a nova Estação Antártica Comandante Ferraz com a presença do vice presidente da república Hamilton Mourão.  Com capacidade para 64 pessoas, ela substituirá a base destruída por um incêndio em fevereiro de 2012 e é apontada por pesquisadores como uma das mais modernas da região. “A nova estação será uma oportunidade de mostrar nosso valor como país, pois estamos inaugurando uma estrutura de ponta, que colocará nossos pesquisadores no topo da pesquisa antártica”, afirma o secretário da ComCissão Interministerial para os Recursos do Mar, almirante Sérgio Guida.

Carros elétricos: fábricas aceleram a fabricação.

Um produto novo pode gerar alguma desconfiança se terá sucesso no mercado ou não, principalmente quando seu preço inicial é elevado. Porém, quando o item em questão tem um forte apelo com o consumidor e o avanço tecnológico diminui seu custo, como se verificou com os celulares e a energia solar, é questão de tempo para que essa invenção se desenvolva. Atualmente, o que se enquadra nesse perfil, no Brasil, são os veículos elétricos, que devem dobrar a sua frota neste ano.de 20 mil. O presidente-executivo da entidade, Ricardo Guggisberg, projeta que 2020 será o “marco divisor de águas”, com o segmento vendendo outras 20 mil unidades (entre automóveis leves e comerciais, elétricos puros e híbridos – que contam com um motor de combustão interna e outro a eletricidade). A Tesla é vista por muitos investidores como o transporte do futuro e, por conta desta expectativa e otimismo pela primeira vez, o valor de mercado da companhia é maior do que a da General Motors (GM) e da Ford juntas.

Comentários