Cheque especial – taxa de juros tem limite.

O Bradesco só passará a cobrar a taxa a partir de junho, para novos e antigos clientes. Para alteração do limite, os correntistas deverão ir até a agência e solicitar mudança. O Banco do Brasil, por sua vez, estenderá a isenção ao longo de todo o ano. Itaú e a Caixa Econômica Federal informaram que não cobrarão a taxa sobre o limite de crédito neste primeiro momento, mas que, caso decidam pela tarifação, irão informar amplamente a medida. Os clientes que desejarem reduzir ou cancelar o cheque especial devem, no caso do Itaú, acessar os canais de autoatendimento e, na Caixa, solicitar diretamente na agência. A hoje cobra juros de 4,95% ao mês no cheque especial. A taxa do Itaú é de 12,48% e será reduzida para 8% como foi estipulado pelo BC. A cobrança de tarifa só será permitida nesse primeiro momento para novos contratos. Para quem já tem cheque especial, a mudança nas regras passará a valer a partir de 1º de junho.

Crise EUA x Irã: combustível mais caro?

Enquanto o Irã anuncia que deixa de cumprir acordo nuclear e não limitará mais o enriquecimento de urânio a crise entre os EUA e o Irã após a morte do líder militar daquele país poderá provocar o aumento do preço dos combustíveis. Há muita incerteza sobre isso”. O seu palpite é que “pode se pensar em uma certa acomodação, mesmo que em um grau de nervosismo mais alto ou com agravamento dessas tensões”. Nos próximos dias, o mercado vai conseguir precificar melhor o grau de risco desse fato novo. Por ora, está estacando o otimismo recente, gerando correção no preço dos ativos”. Esta é a opinião do economista Silvio Campos Neto, da Tendências Consultoria. Preço do petróleo bate US$ 70 o barril em meio a troca de ameaças entre Trump e Irã.

Ano Letivo estadual

O segundo período de ingresso da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2020 começa nesta segunda-feira (6). O prazo, que segue até 17 de janeiro, irá permitir a inscrição dos alunos nos primeiros anos do Ensino Fundamental e Médio, além de possibilitar a transferência de estudantes, incluindo os que pertencem à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O cadastramento do aluno deve ser feito on-line, diretamente no site da Seduc. Depois, os pais ou responsáveis por estudantes menores de 18 anos devem comparecer à escola designada pelo sistema entre 27 de janeiro e 7 de fevereiro para confirmar a matrícula.

Número de empregos aumenta no País

Após um 2019 de retomada mais forte, o setor da construção civil deve crescer 3% em 2020, o que representa um potencial para criação de 150 mil postos de trabalho formais até o final do ano. Os números são da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O número de empregos é maior do que a marca de 2019, que deve ficar próxima aos cem mil postos de trabalho, com avanço de 2%. Esse número de vagas pode até crescer mais, caso o mercado imobiliário continue surpreendendo com os lançamentos — explica José Carlos Martins, presidente da CIBICO. O crescimento mais forte esperado para o setor em 2020 é reflexo da expectativa positiva em relação ao desempenho da economia brasileira, que inicia o ano com aumento da confiança dos consumidores e dos empresários, juros baixos e inflação sob controle. Depois de fechar 2019 com a construção de 580 mil novas moradias, as construtoras estão preparadas para entregar 1 milhão de unidades em 2020. Mas há dúvidas sobre o programa Minha Casa Minha Vida, que ainda está indefinido, especialmente para a chamada faixa 1, de famílias que ganham até R$ 1,8 mil e recebem os maiores subsídios.

Comentários