Segue informações sobre análise de água feita no Arroio Retiro, que indica que as águas estão próprias para banho e pesca esporádica.

Arroio Retiro tem águas próprias para banho e pesca

No final do mês de outubro, a Secretaria de Turismo e Cultura de Veranópolis recebeu a avaliação da água do Arroio Retiro conforme legislação vigente, visando a utilização do Balneário para recreação, lazer e pesca. O estudo é de grande relevância à gestão municipal, considerando a saúde e o bem-estar da comunidade e visitantes que frequentam o local. 

Através da contratação de empresa especializada, os resultados da amostra, que foram feitas nas águas na região do Balneário do Retiro estão boas para balneabilidade e também estão adequadas pesca esporádica (quando exercida de forma não intensiva).

Com esta avaliação, a comissão formada pela Prefeitura de Veranópolis e Atuaserra darão andamento para a elaboração do Plano de Manejo do Balneário do Retiro, que definirá os usos, revitalização e gestão do Balneário do Retiro, que deverão ser realizados somente para a temporada de verão de 2020/2021.

Para essa temporada de verão, que se inicia em breve, as Secretarias Municipais de Infraestrutura e Meio Ambiente e de Turismo e Cultura, estão providenciando a limpeza das piscinas do Balneário, que deverá ser realizada assim que as chuvas cessarem e consequentemente, o nível e a correnteza do Rio Retiro diminuírem.

Revitalizar o espaço que compreende a área pública do Balneário é uma meta de trabalho para o próximo ano, visando entregar a comunidade veranense e visitantes um local agradável para recreação e lazer, onde é possível ter o contato direto com a natureza. 

Fotos: Leticia Fracasso

No site da Prefeitura é possível ter acesso ao relatório da análise da água. 

Comentários