Defesa Civil alerta para inundações em 14 rios do RS

A Defesa Civil emitiu um alerta, na tarde desta sexta-feira, de inundações para 14 rios do Rio Grande do Sul. Após quatro dias de grande volume de chuvas, as bacias dos rios Quaraí, Santa Maria, Negro, Mirim-São Gonçalo, Camaquã, Vacacaí e Vacacaí-Mirim, Baixo Jacuí, Lago Guaíba, Gravataí, Sinos, Caí, Taquari-Antas e Pardo devem seguir apresentando picos de cheias nos próximos dias. 

Segundo a Defesa Civil, o aumento do volume da água nas bacias ocorre em função do deslocamento das ondas de cheia para as regiões mais baixas do Estado. Dentre os rios mencionados, o rio Jacuí — que corta a região dos Vales e região Metropolitana — é o que detém mais atenção dos especialistas. Possível inundação poderá causar transtornos nos trechos próximos aos municípos de General Câmara, Triunfo, Charqueadas, São Jerônimo e região das Ilhas.

Cidades afetadas pelo temporal

Pelo menos 278 pessoas seguem desabrigadas ou desalojadas no Estado após os temporais que afetaram o Rio Grande do Sul desde a última terça-feira. O dado faz parte do relatório atualizado da Defesa Civil, divulgado no fim da tarde desta sexta-feira. Já o número de residências afetadas, até o momento, é de 1.773, conforme o órgão.

O vendaval, a chuva e a ocorrência localizada de granizo fez com que 32 cidades registrassem mais de 6 mil danos, como queda de postes de luz e árvores. 

Comentários