Vacinação começa hoje

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa hoje (7) em todos os postos de saúde do país. Dois grupos de pessoas estão no alvo da nova campanha. O primeiro grupo é formado por crianças de seis meses até menores de 5 anos, cuja a vacinação vai desta segunda-feira até 25 de outubro, com o Dia D no dia 19. O segundo grupo, com faixa etária de 20 a 29 anos e que não estão com a caderneta de imunização em dia, a vacinação está prevista para iniciar no dia 18 de novembro. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos. Para isso, a pasta garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios.

Trio leva prêmio por descoberta sobre mecanismo das células

Os pesquisadores William Kaelin, Gregg Semenza, ambos dos Estados Unidos, e sir Peter Ratclife, do Reino Unido, foram laureados na manhã desta segunda-feira (7), com o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina 2019 pela descoberta de como as células sentem e se adaptam à disponibilidade de oxigênio. As descobertas feitas pelos três pesquisadores têm uma importância fundamental para a fisiologia e pavimentou o caminho para novas estratégias promissoras para combater, por exemplo, anemia e câncer.

Semana no Congresso deve ter Previdência e vetos

O impasse sobre quando será o 2º turno de votação da reforma da Previdência volta a ser destaque na semana do Congresso. Deputados e senadores também podem deliberar sobre vetos presidenciais que afetam a eleição municipal de 2020. Além disso ainda há a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e PLNs (Projeto de Lei do Congresso Nacional) que abrem espaços no orçamento.

Estudos apontam que o Brasil está envelhecendo.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística , 12% da população do país hoje é de idosos. E a expectativa é que até 2060 a parcela da população com mais de 60 anos chegue aos 22%. O cenário evidencia a necessidade de capacitar e manter essas pessoas atualizadas para os desafios e exigências do mercado de trabalho. Diante dessa realidade, o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon divulgou no Dia do Idoso, dia 1º de outubro, cursos online e gratuitos em diversas áreas, de norte a sul do país. O objetivo é fazer com que os participantes, com idade a partir de 50 anos, tenham potencial para contribuir ativamente com a sociedade por meio do trabalho, conhecimento e experiência. Os módulos disponíveis nos cursos oferecidos pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon abordam temas como aposentadoria e o aspecto financeiro; conhecimentos básicos de informática e inglês, além de comunicação oral. Os cursos são ministrados por videoaulas, com duração média de uma hora, que podem ser assistidas a qualquer hora em casa. Ao final, uma avaliação testa os conhecimentos adquiridos para obtenção do certificado. Os interessados só precisam acessar a página do instituto na internet e realizar um cadastro com os dados.

Comentários