Susepe forma 224 novos servidores penitenciários

A distribuição dos agentes vai atender principalmente os municípios que integram o Programa RS Seguro, projeto do Governo que tem no sistema prisional um dos eixos principais. O vice-Governador e Secretário da Segurança Pública, Delegado Ranolfo Vieira Júnior, destacou que a criação da Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) é um reflexo da importância dada ao sistema prisional nesta gestão. Ranolfo enalteceu o trabalho realizado pelos servidores penitenciários para garantir a segurança pública do RS.

Esse também foi o destaque feito pelo Secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli. “A atuação dos operadores do sistema prisional é um trabalho muitas vezes invisível e não valorizado, mas sem o qual é impossível falarmos em segurança da sociedade”, afirmou. Destacou ainda que, sem profissionais capacitados e comprometidos nos estabelecimentos prisionais, não se pode dar concretude a ações tão importantes, como a inclusão social, para devolver à sociedade, após o cumprimento da pena, sujeitos com efetiva capacidade de emancipação social.

O Superintendente da Susepe, César da Veiga, parabenizou os servidores e destacou o trabalho do curso de formação, fundamental para que os servidores cumpram a nobre missão de trabalhar, diariamente, na segurança e no tratamento penal, nos 115 estabelecimentos prisionais do Estado. As disciplinas ministradas durante três meses de curso foram agrupadas em três eixos básicos: fundamentos da pena e da prisão, rotinas e procedimentos do sistema prisional e gestão penitenciária.

O curso de formação da Escola do Serviço Penitenciário, que em breve deverá se chamar Academia de Polícia Penal (Acadepen), foi eleito como o melhor do País pelo Departamento Penitenciário Nacional. O Diretor da ESP, Alexandre Bobadra, apontou a importância da formação para o melhor desempenho do trabalho realizado pelo servidor penitenciário, ao cuidar de uma população carcerária de mais de 40 mil presos e também ser responsável pela segurança de todos os gaúchos.

Também participaram da mesa de abertura o Coordenador de Trabalho e Renda do Departamento Penitenciário Nacioanl (Depen), José Fernando Vazquez, e os deputados Zucco e Santini. O evento ocorreu na Casa da Música – OSPA.

Além disso, estiverem presentes diversas outras autoridades, como o Comandante Geral da Brigada Militar, Coronel Mario Ikeda, a Diretora do Instituto-Geral de Perícias, Heloisa Helena Kuser, a Chefe de Polícia, Nadine Anflor, e o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel César Bonfanti.

Comentários